Com um mercado imobiliário ainda em processo de recuperação após o confinamento que vivemos durante a pandemia, o estado de Santa Catarina vem ganhando cada vez mais holofotes - e no ano de 2023 esse cenário não foi diferente. Vem com a gente pra entender como aconteceu a valorização imobiliária de São José e SC no ano passado!
Foto: Reprodução/ PMSJ
Com Florianópolis em 4º lugar no ranking das capitais brasileiras com maior valorização (12,28%), Santa Catarina ainda dominou o ranking de valorização em cidades não-capitais, apresentando os seguintes resultados ao longo do ano de 2023:
19,63% - São José
19,52% - Itapema
13,35% - Itajaí
10,96% - Joinville
10,82% - Balneário Camboriú
10,63% - Blumenau
Complexo esportivo de Forquilhinhas em São José Foto: Reprodução
Agora, afunilando mais ainda o crescimento de SC, vamos falar do principal: a valorização de São José. A valorização de um município no mercado imobiliário depende de diversos fatores, e os principais que devemos analisar são a demanda do mercado e o desenvolvimento econômico social de uma região. Com diversos investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana, unidos com uma Taxa Selic reduzida e com mais possibilidade de financiamentos imobiliários, os números surgem.
Taxa Selic de Maio de 2023 x Maio de 2024
Fonte: Site oficial do Banco Central. Link no final da matéria.
Além de ser procurada como lar por muitos trabalhadores que exercem suas profissões dentro de Florianópolis, a cidade de São José tem passado por processos de investimentos e por uma alta procura não só no mercado imobiliário, mas principalmente na construção civil e no comércio num geral, movimentos que acontecem através de N iniciativas tanto do aparato público estatal e municipal quanto do aparato privado das empresas.
Foto: Reprodução/ Gleyciane Antunes
E a tendência é de ainda mais crescimento. Um exemplo que está prestes a acontecer diante dos nossos olhos é a valorização da região de Barreiros, que receberá uma nova beira-mar com lazer, espaços para comércio e entretenimento. Além disso, temos outros projetos ganhando vida, como o Contorno Viário (imagem acima), que foi iluminado recentemente e fomenta a valorização imobiliária ainda mais através da mobilidade urbana da região.
Foto: Reprodução/ https://zilliconstrutora.com.br/blog/sao-jose-sc/
Investimento em patrulha urbana e segurança 24h, investimento em áreas de lazer para a população, investimentos em mobilidade urbana e criação de novas vias, revitalização de espaços esquecidos e a atuação do meio público & privado, unidos. São esses fatores que elevam São José cada vez mais no índice FipeZap e na qualidade de vida.
Conseguiu compreender mais a valorização generalizada que ocorre em São José? Achou nossa pesquisa útil? Compartilhe com alguém que precisa saber disso!
Mantenha-se informado sobre Floripa e Santa Catarina. Siga nosso Instagram!
Fontes:
https://www.bcb.gov.br/estatisticas/detalhamentoGrafico/graficoshome/selic
https://saojose.sc.gov.br/sao-jose-e-o-endereco-que-mais-se-valorizou-no-pais-em-2023/48981/
https://www.nsctotal.com.br/noticias/cidade-de-sc-tem-maior-valorizacao-imobiliaria-do-pais-em-2023-e-atrai-investidores
https://ndmais.com.br/economia/florianopolis-valorizacao-imobiliaria-2023/
https://saojose.sc.gov.br/sao-jose-e-a-cidade-que-tem-maior-valorizacao-imobiliaria-do-pais-em-2023/55227/
https://www.nsctotal.com.br/colunistas/renato-igor/os-bairros-de-florianopolis-com-maior-valorizacao-em-2023#:~:text=Alto%20Ribeir%C3%A3o%20Leste%2C%20Rio%20Vermelho,levantamento%20da%20startup%20imobili%C3%A1ria%20Loft.
Comments