top of page

Valor de venda: qual o preço ideal do meu imóvel?

Ao desejar vender um imóvel, é uma prática comum que os proprietários adotem métodos superficiais para determinar um valor de referência. Fatores como imóveis em oferta (ou vendidos) no próprio condomínio, pesquisas em portais de ofertas de imóveis e até mesmo uma formação de preço com base em suas próprias necessidades são muito comuns na hora de precificarem as suas propriedades. Contudo, existem outros pontos muito importantes nesse momento, onde se torna vital compreender o processo para se chegar ao preço ideal. Vem com a gente pra entender!


preço ideal

O primeiro critério que se deve verificar antes de ofertar o seu imóvel ao mercado é o valor venal.

O valor venal é estabelecido pela Prefeitura da cidade em que o imóvel está situado e é usado como referência para cálculos de impostos como IPTU e ITBI. Esse valor é calculado com base na Planta Genérica de Valores, considerando vários elementos, como tamanho da obra ou terreno, valor do m² na região, logradouro, tipo de terreno, idade da propriedade, entre outros. É muito fácil obtê-lo através da Certidão de Dados Cadastrais na prefeitura ou no Cartório de Registro de Imóveis.


Uma vez conhecido o valor venal, já é possível obter uma primeira referência sobre o valor de um imóvel. Porém, esse valor pode variar para mais ou para menos, através de uma série de outros critérios, tais como metragem, localização, segurança, estado do imóvel e até demanda reprimida.


preço ideal

A maioria dos elementos considerados no valor de mercado já está presente no cálculo do valor venal. Entretanto, para podermos chegar a um valor justo e competitivo, é fundamental que entre em cena a dinâmica do mercado imobiliário. Se a procura por imóveis semelhantes for alta, ou se a propriedade apresentar diferenciais, tais como localização, logística facilitada (supermercados, hospitais, escolas, entre outros) e melhor padrão construtivo, seu valor pode aumentar, tornando-o mais valorizado.


Compreendida a diferença entre valor venal e de mercado, focamos no valor de mercado. É comum que, sem o valor venal em mãos, mesmo após pesquisa extensa, proprietários ofertem seus imóveis de maneira errada. Esses erros de precificação, quando para baixo, podem acarretar prejuízos financeiros e, quando para cima, podem prolongar e prejudicar a realização do negócio por conta do aumento do tempo de venda. Surge, então, a importância do Estudo de Mercado.


preço ideal

O Estudo de Mercado da Auxiliadora Predial Centro de Floripa é a ferramenta de precificação que, coordenada por um Departamento de Inteligência composto por profissionais com vasta experiência no segmento, apresenta aos proprietários um resultado muito mais efetivo e realista sobre a composição e formação correta para oferta de um imóvel. Através do cruzamento de diversas variáveis importantes, esse Estudo de Mercado apresenta ao proprietário três cenários de velocidade de realização diretamente ligados aos valores sugeridos, deixando-o ciente e seguro para sua tomada de decisão, a partir de resultados confiáveis e estratégicos.

Entre em contato conosco e solicite um Estudo de Mercado do seu imóvel!






Fontes:


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page