Localizada ao norte de Florianópolis, a Trilha do Morro do Rapa é uma verdadeira pérola entre as trilhas da ilha da magia, conectando a deslumbrante Praia Brava com a Praia da Lagoinha do Norte.
Trajeto: Aproximadamente 2,8km;
Início: Canto esquerdo da Praia Brava, Mirante da Praia Brava;
Tempo de trajeto: Aproximadamente 1hr e 30min;
Tempo de passeio: De 4 a 6 horas, depende do trilheiro!
Praia da Lagoinha do Norte vista do alto da trilha Foto: Reprodução/ maps.google.com/ Luma Bendini
Considerada de dificuldade leve e com trajeto bidirecional, a trilha proporciona uma experiência única, permitindo que seja percorrida tanto da Brava até a Lagoinha quanto no sentido oposto e com paisagens ímpares de costões rochosos, mata atlântica e é claro, a imensidão do oceano.
Foto: Reprodução/ pt.wikiloc.com/ Sandro Beltrame
Com 2,8 km de extensão e uma média de 1 hora e 30 minutos de caminhada, o trajeto da Brava para a Lagoinha tem seu início no Mirante da Praia Brava. O passeio completo pode variar entre 4 a 6 horas, dependendo do ritmo dos aventureiros e das paradas, e oferece uma oportunidade inigualável de apreciar as belezas naturais da região.
Praia da Lagoinha do Norte vista do final da trilha Foto: Reprodução/ pt.wikiloc.com/ Sandro Beltrame
Iniciar a trilha pela Praia Brava é a opção mais recomendável, graças ao estacionamento localizado próximo ao início da trilha. Para aqueles que vão de ônibus, basta descer no último ponto de ônibus do Praia Brava. Começar pela Lagoinha pode ser mais desafiador devido às íngremes subidas. O ponto de partida é no Mirante da Praia Brava, onde uma placa indica o início da trilha. Essa área guarda até mesmo vestígios de um passado colonial de guerra, sendo palco da invasão espanhola de 1777, que só foi revertida para o domínio português um ano depois.
Praia Brava vista da rampa de parapente do Rapa Foto: Reprodução/ maps.google.com/ garidogari
A Trilha do Morro do Rapa, uma das mais fáceis e acessíveis de Florianópolis, foi revitalizada há pouco mais de 4 anos, garantindo uma sinalização aprimorada por todo o caminho. A abertura do caminho, bem ampla e que facilita a passagem de grupos de pessoas, se deve à prática de parapente no Morro do Rapa, que exige aos atletas atravessar a trilha carregando seus parapentes enormes. É possível até mesmo utilizar veículos off-road, quadriciclos, motos ou bicicletas graças à abertura do caminho. No entanto, a opção mais recomendada sempre é caminhar e desfrutar calmamente da vista deslumbrante.
Foto: Reprodução/ pt.wikiloc.com/ Sandro Beltrame
Ao longo da trilha, os trilheiros se deparam com um costão rochoso em meio ao mar. Durante as épocas de reprodução das baleias francas, é possível avistar esses majestosos mamíferos lá do alto da trilha. A Ponta do Rapa, ponto mais ao norte de Florianópolis, oferece uma vista isolada e panorâmica da cidade movimentada e das paisagens quase desertas.
Vista do alto do Morro do Rapa Foto: Reprodução/ maps.google.com/ Rafael Pavlak
A Trilha do Morro do Rapa, assim como muitas outras em Florianópolis, esconde charmes e histórias fascinantes por trás de suas belas paisagens. Ao explorar essa trilha, é aconselhável levar água e repelente, essenciais para enfrentar o sol e os mosquitos da mata.
Eaí, você já conheceu essa jóia escondida ao norte da ilha da magia? Tirou fotos da paisagem? Comenta aqui embaixo!
Mantenha-se informado sobre Florianópolis e Santa Catarina. Nos siga no Instagram!
Fontes:
Comments