top of page

Tecnologia e sustentabilidade no mercado imobiliário

Quando pensamos em comparar o mercado imobiliário atual com o mercado imobiliário das décadas passadas, diversos avanços podem ser observados. Esses avanços se manifestam em diversas esferas, partindo desde o funcionamento das imobiliárias (que hoje em dia contam com os CRM's e atendimento online com I.A.) e atingindo principalmente a área da construção civil, com novas tecnologias sendo utilizadas nos empreendimentos e novos conceitos de otimização de moradia. Hoje, vamos falar exclusivamente dos avanços tecnológicos que tocam diretamente a qualidade de vida dos moradores! Vem com a gente saber como a tecnologia e a sustentabilidade se tornaram essenciais no mercado imobiliário.

tecnologia no mercado imobiliário

Portaria eletrônica

Como uma forma moderna de atendimento remoto e trazendo mais segurança para diversos aspectos do acesso à prédios e condomínios, a portaria eletrônica traz consigo diversas comodidades e praticidades, como o reconhecimento facial e biométrico para os acessos às áreas comuns e mais controle acerca do trânsito de condôminos e visitantes. É uma das tecnologias que mais ganhou espaço nos últimos anos e já está presente não só em prédios e condomínios mas também em casas de condomínios alto padrão.

portaria eletrônica

Estação de carregamento elétrico

A chegada dos carros elétricos é uma das maiores revoluções tecnológicas que presenciamos nos últimos anos, e mesmo que ainda não seja um mercado tão grande dentro do automobilismo, o mercado imobiliário já abraçou a ideia com muito êxito. É comum que nos dias de hoje os empreendimentos de alto padrão tenham vagas de estacionamento com estações de carregamento elétrico para os veículos, gerando ainda mais praticidade e comodidade para os moradores que usufruem desse tipo de transporte.

carregamento elétrico

Infraestruturas de uso coletivo

As infraestruturas de uso coletivo possuem objetivo principal de diminuir os gastos individuais dos moradores através de infraestruturas condominiais compartilhadas. Lavanderias, hortas, bicicletários e oficinas... Diversas estruturas de uso coletivo podem otimizar a nossa vida e ainda baratear o custo de vida em algumas regiões. É claro que o boleto condominial irá englobar esses custos, mas uma coisa é certeza: se você decidisse arcar com a compra de máquina de lavar/secar, com a compra de equipamentos para manutenção mecânica e a compra de temperos e vegetais, essa conta ia sair bem mais cara do que se você utilizar as infraestruturas de uso coletivo do seu condomínio.

lavanderia compartilhada

Painéis fotovoltaicos

Como uma das formas mais populares de gerar energia limpa, os painéis solares ou fotovoltaicos trazem uma enorme economia às casas e edifícios que decidem utilizar essa tecnologia. Não só através da redução na conta de energia mas também possibilitando o armazenamento do excedente produzido, os painéis fotovoltaicos manifestam superioridade até mesmo naquelas quedas de luz generalizadas, fazendo com que o edifício com transformador próprio continue distribuindo energia aos moradores mesmo em caso de apagão na rua ou bairro.

painéis fotovoltaicos

Reaproveitamento de água da chuva

Geralmente aliado com os painéis fotovoltaicos, o reaproveitamento de água da chuva acontece através das cisternas de captação e do tratamento da água. É claro que, em casas ou condomínios de casa, a manutenção acabará partindo mais do morador do que do administrador, mas essa tecnologia também possui um valor ímpar nos condomínios e edifícios, graças à redução das contas de água e fazendo um enorme favor ao nosso bem maior: o meio ambiente.

reaproveitamento de água da chuva

Edifícios e cidades esponja

Um dos conceitos que mais vem ganhando espaço no mercado imobiliário do mundo todo é o conceito de edifícios e cidades esponja. Desenvolvidos pelo arquiteto e paisagista chinês Kongjian Yu, as cidades e os edifícios esponja baseiam-se no crescente índice de volume de chuva. Pensando nisso, o paisagista uniu conceitos geográficos de absorção de água com os conceitos urbanísticos de amplos espaços verdes. Nos dias de hoje, diversos edifícios já contam com áreas verdes que visam executar a absorção do volume da chuva, seja através de fachadas verdejantes como os jardins suspensos da Babilônia, seja através de terraços verdes ou através de áreas comuns com vegetação de absorção, que visam secar a infraestrutura condominial o mais rápido possível.

edifício com terraço verde

Foto: Reprodução/ https://dinamicambiental.com.br/blog/curiosidades/telhado-verde/ Criador: ©yyama


Independente de suas popularidades, os avanços na tecnologia e na sustentabilidade visam otimizar cada vez mais o nosso dia a dia e preservar ainda mas os nossos maiores bens: o meio ambiente e a qualidade de vida. Esperamos que você tenha gostado de nossa matéria, e se achou ela útil, compartilhe com alguém que precisa saber disso!


Mantenha-se informado sobre Florianópolis e Santa Catarina. Siga nosso Instagram!



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page