top of page

Surf em Floripa: picos e ondas para todos!

Atualizado: 11 de mar. de 2024

A variedade de praias e ondas de Floripa não é segredo pra ninguém. Com oceano por todos os lados e apresentando ondulações constante no leste e sudeste do mapa, a ilha de Santa Catarina sempre foi um destino de surf, de todas as idades e níveis. Mas você sabe mesmo como são os picos de Floripa? Está tentando achar o pico menos crowdeado? Vem com a gente pra saber a tua praia ideal!


surf no campeche

Foto: Reprodução/ https://surfsimply.com/magazine/departure-gate-florionapolis-brazil


Por conta da variedade no volume de água das regiões e as variações das correntes vento, existem praias onde as ondas quebram mais tranquilas, e é possível presenciar até mesmo aulas de surf para a criançada. Entretanto, em outros picos nos trazem surfistas mais experientes, subindo em ondas de até 10 pés de altura. Por isso, vamos dividir os picos de surf em Floripa por dificuldade: iniciante, intermediário e avançado.


Para iniciantes:

  • Barra da Lagoa: Localizada ao leste da ilha e com uma ondulação conhecida por ser calma, as ondas da Barra da Lagoa são favorecidas nos dias de vento sul sudeste. Com um mar mais calmo e que possibilita até mesmo o stand-up em alguns dias, é o local ideal para quem deseja ondas de até 3-5 pés, altura atingida nos dias de mais vento.

3 pés = 1 m / 5 pés = 1,5 m

surf na barra da lagoa

Foto: Reprodução/ guia.waves.com.br/ Criador: Márcio David


  • Praia dos Ingleses: Conhecida turisticamente, a Praia dos Ingleses costuma ser bem lotada, mas uma parte da faixa areia localizada mais à esquerda abriga os surfistas que desejam as ondas dos Ingleses. Favorecida principalmente nos dias de vento nordeste e norte, as ondas ali podem chegar até 5 pés de altura.

5 pés = 1,5 m

surf nos ingleses

Foto: Reprodução/ guia.waves.com.br/ Criador: Igor Zanin

Para intermediários:

  • Praia do Campeche: Com ondulação favorecida graças à ilha em sua frente, as ondas do Campeche nos seus melhores dias conseguem até mesmo a formar uma malha quadriculada na água. Nos dias de vento quadrante sul (vento sul e sudeste) o crowd é comum, e as ondas que num geral são de porte mediano podem atingir até 7 pés de altura. 7 pés = 2 m

surf no campeche

Foto: Reprodução/ guia.waves.com.br/ Criador: Nelson Ferraz Filho


  • Praia da Joaquina: Localizada no leste de Floripa e com um mar protegido por uma costa rochosa, as ondas da Joaquina são conhecidas internacionalmente. Favorecidas nos dias de ondulação leste e vento nordeste, é um mar que une diversos atletas de nível intermédiario em todas as épocas do ano e pode chegar a ondas de até 8 pés. Ainda é possível ver atletas mais experientes que buscam as ondas de trás do costão rochoso, onde as ondas podem atingir até 11 pés, mas antes de decidir ir para lá avalie as condições de vento e ondulação. Não se exponha aos riscos do mar atlântico.

8 pés = 2,4 m

surf na joaquina

Foto: Reprodução/ guia.waves.com.br/ Criador: Rodrigo Amorim


  • Praia do Santinho: Localizada ao norte da ilha e considerada por muitos um dos melhores locais para a prática do esporte, a Praia e o Costão do Santinho reúnem diversos atletas. Com ondulações em dois quadrantes (sul e leste), é comum observar tanto vento terral nos dias de vento norte quanto vento maral nos dias de vento leste e sudeste, e as ondas lá podem atingir até 8 ou 9 pés de altura nos dias mais agitados. 9 pés = 2,7m

surf no santinho

Foto: Reprodução/ guia.waves.com.br/ Criador: Igor Zanin

Para avançados:

  • Praia Brava: Carregando sua característica no nome, a Praia Brava possui ondulações fortes e também é um dos cenários internacionais de surf que abrigamos na ilha. Oferecendo vento terral na maioria das vezes graças à sua face voltada para leste, a Praia Brava está localizada no extremo norte da ilha, e é conhecida por ser muito buscada pelos surfistas que visitam Floripa graças às suas ondas ideais para os dias de vento leste e sudeste. Suas ondas podem atingir até 8 pés nos dias mais agitados.

8 pés = 2,4 m

surf na praia brava

Foto: Reprodução/ guia.waves.com.br/ Criador: Douglas Cominski


  • Praia do Moçambique: Localizada ao leste da ilha e com sua face voltada para o sudeste, a Praia do Moçambique oferece boas condições em quase todas as épocas do ano. Favorecida tanto pelo vento leste quanto pelo vento sudeste, o terral potencializa bastante a formação dos tubos no mar do Moçamba, que traz ondas extensas de até 9 pés. Mas fique atento às valas e os buracos, cuidado nunca é demais.

9 pés = 2,7m

surf no moçambique

Foto: Reprodução/ guia.waves.com.br/ Criador: Márcio David


  • Lagoinha do Leste: Por último, temos o pico mais difícil de ser acessado, mas que também apresenta ondulações ímpares e uma experiência única para quem busca unir a apreciação à natureza com o surf em boas águas. Localizada no extremo sul da ilha e com face voltada para o leste, a Lagoinha do Leste tem um mar conhecido por ser bem agitado, trazendo ondas que podem chegar até 8 pés de altura. A Lagoinha do Leste recebe um vento terral que favorece fortemente a formação dos tubos e o vento ideal para realizar essa verdadeira surf trip é o vento sudeste.

8 pés = 2,4 m

surf na lagoinha do leste

Foto: Reprodução/ youtube.com/ Petterson Thomaz


Eaí, você já sabia tudo isso sobre esses picos de Floripa? Conseguiu escolher onde vai surfar? Comenta aqui embaixo! Mantenha-se atualizado sobre Florianópolis e Santa Catarina. Siga nosso Instagram!







Fontes:

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page