Com uma colonização extremamente miscigenada e sendo considerada o centro comercial da serra catarinense, o município que surgiu como uma rota comercial entre o Sul do Brasil e a região Sudeste rapidamente se tornou o coração da atividade econômica. Nós já falamos sobre a serra catarinense em outro post, que você pode conferir clicando aqui, mas hoje nós vamos falar da Princesinha da Serra: vem com a gente saber os atrativos de Lages nos dias de hoje e como o município cresceu tanto!
Foto: Reprodução/ https://blog.4bus.com.br/serra-catarinense-conheca-lages-sc/ Visite Lages
Passando por uma ebulição econômica atrelada principalmente ao comércio de bovinos e posteriormente desenvolvendo seu mercado de couro, erva-mate e madeira, Lages rapidamente se tornou o centro da ocupação da serra catarinense e consolidou-se como um lindo destino turístico, principalmente para os dias de frio no auge do inverno.
Foto: Reprodução/ lages.sc.gov.br/noticia-descricao/2371/ MSM Imagens Aéreas
Conhecida principalmente pelo seu turismo rural e histórico somados com as lindas paisagens verdejantes, Lages é um município perfeito para conhecer a origem do nosso estado e a influência que ele teve no Brasil colonial.
Foto: Reprodução/ https://www.lagesturismo.com.br/galeria
Locais para conhecer em Lages
Morro da Cruz: Capela histórica e cruz de 19m de altura que formam uma linda paisagem e remontam o tradicionalismo religioso.
Foto: Reprodução/ https://cidadesemfotos.blogspot.com/2015/12/fotos-de-lages-sc.html
Catedral Diocesana de Lages - Nossa Senhora dos Prazeres: Catedral central da cidade, com arquitetura tradicional e charme de sobra.
Foto: Reprodução/ maps.google.com
Cachoeira de Salto Caveiras: Provavelmente um dos paradouros mais antigos. A paisagem linda dessa queda d'água foi avistada logo no início do município
Foto: Reprodução/ youtube.com/ @msmimagensaereas
A história do município Os açorianos paulistas e mineiros, que viviam no centro da ocupação portuguesa, tinham forte interesse no gado presente no norte do Rio Grande do Sul e no sudeste de Santa Catarina, e descendo a costa leste do país observaram que aquela rota possuía crucifixos - comprovando uma anterior habitação jesuíta. Decidiu-se então criar um paradouro para aquela rota comercial, que se resumia à uma estrada cortando os verdejantes campos rumo sul e norte com diversos viajantes, em maioria bandeirantes e portugueses, que faziam pausas ali com suas mulas, cabeças de gado e armas de fogo.
Foto: Reprodução/ https://www.lagesturismo.com.br/galeria
Durante o final do século 18 e início do século 19, a dificuldade na comunicação e o isolamento geográfico de Lages atrasaram o desenvolvimento do município, que enfrentou diversos ataques indígenas pelo conflito de território e pela disputa por um alimento principal: o pinhão, que alimentava tanto os indígenas quanto os colonizadores.
Foto: Reprodução/ https://conheca.lages.sc.gov.br/lages_ontem_primeiros_anos.php
Além da disputa interna, uma grande disputa política em busca do domínio de Lages iniciou, que culminou na Capitania de São Paulo perdendo o território de Lages para a Capitania de Santa Catarina (que posteriormente tornou-se Província de Santa Catarina, em 1821).
Foto: Reprodução/ https://cidadesemfotos.blogspot.com/2015/12/fotos-de-lages-sc.html
Eaí, você já sabia tudo isso sobre Lages? Conhecia o passado do município? Já teve a oportunidade de conhecer a beleza da cidade durante o frio da serra catarinense? Comenta aqui embaixo!
Mantenha-se informado sobre Santa Catarina. Siga nosso Instagram!
Fontes:
https://conheca.lages.sc.gov.br/lages_ontem.php#:~:text=Fundada%20em%201766%20pelo%20bandeirante,de%20ouro%20em%20Minas%20Gerais. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lages https://www.portallageano.com.br/lages/historia https://www.atrbr.com/sc/lages/historia.htm https://www.lages.sc.gov.br/videos https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g1023735-Activities-Lages_State_of_Santa_Catarina.html
Comments