Obstáculo anual durante o verão, a balneabilidade das praias de Santa Catarina pode ser afetada por diversos fatores, e acaba sendo potencializada no período das festas de final do ano e da alta turística. Vem com a Auxi saber todas as praias próprias e impróprias de Santa Catarina e entenda as causas disso!
Foto: https://www.auxilancamentos.com.br/post/praia-mole-saiba-os-atrativos-e-a-hist%C3%B3ria-do-local
O último relatório do IMA, publicado em 03/01, apontou 151 praias como próprias para banho e 80 impróprias, totalizando 63,5% das praias de SC. A capital do estado manteve média parecida, mantendo 64,37% de suas praias próprias para banho, com 56 pontos próprios e 31 impróprios. Fenômeno recorrente ao longo do verão catarinense, a poluição das águas pode atingir os banhistas de formas diferentes, podendo causar até mesmo viroses. Os principais causadores de água imprópria para banho são o turismo abundante e o descarte incorreto de lixo, que se unem com dejetos da rede de esgoto irregular de locais específicos, resultando em praias inteiras impróprias para banho e praias impróprias em certos trechos e simultaneamente próprias em outros.
Baseado no relatório anual do IMA, pode-se observar que a região com alto turismo da capital Florianópolis é mais afetada do que as regiões sul e leste da ilha. Confira as praias marcadas como impróprias no relatório de 03/01:
O relatório atualizado está no final da matéria!
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
Praias impróprias do Norte de Florianópolis:
Praia do Forte (Ponto 17)
Praia Brava (Ponto 69)
Praia dos Ingleses (Pontos 27, 29 e 57)
Praia de Canasvieiras (Pontos 20 e 59)
Praia de Ponta de Canas (Pontos 67, 70 e 83)
Praia de Jurerê (Ponto 68)
Jurerê Internacional (Ponto 53)
Praia da Daniela (Ponto 84).
A costa leste e região sul, em maioria, mantém o mar balneável por conta das correntes marítimas intensas que trazem novas águas e por conta do reduzido impacto turístico e poluente.
Praias impróprias do Sul/Leste de Florianópolis:
Praia da Lagoa da Conceição (Ponto 39)
Praia da Armação do Pântano do Sul (Pontos 44 e 64)
Praia do Campeche (Ponto 73)
Praia do Matadouro (Ponto 03)
Enquanto isso, cidades com menor fluxo turístico quando comparadas à capital mantém excelentes índices de balneabilidade, como Garopaba e Imbituba, que não apresentaram nenhuma praia imprópria, e Palhoça, com apenas uma praia imprópria (Ponto 5 da Pinheira). Esperamos que continue assim!
Além disso, observa-se que algumas praias em Barra Velha, Penha, Itajaí, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Itapema, Bombinhas e outras ao sul de SC também recebem bandeiras vermelhas devido à qualidade e riscos das águas.
Se você quiser conferir o mapa de praias próprias para banho 100% atualizado, pode clicar aqui para visitar o site do IMA. Depois disso, basta clicar em "Relatório de Balneabilidade" para ver o último relatório postado. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina visa publicar relatórios 1x por semana durante o verão.
Mantenha-se informado sobre Florianópolis e Santa Catarina. Siga nosso Instagram! instagram.com/auxiliadorasantacatarina
Fontes:
Comentarios