Assim como a história da Joaquina, o início da popularidade da Praia Mole foi através dos surfistas. O mar da Mole sempre apresentou ondas extensas e de altura média/alta, formações favorecidas pelo fato de que a praia é uma Praia de Tombo. Com o tempo, a praia se tornou um destino cada vez mais composto por jovens e atletas, que buscam pelas festas que acontecem na Mole durante a temporada e pelas boas ondas. Você conhece o passado da Mole? Sabe tudo sobre a sua formação geológica? Vem com a gente conhecer a Praia Mole e todos os seus aspectos!
Foto: Reprodução/ https://guia.melhoresdestinos.com.br/praia-mole-65-432-l.html/ Camille Panzera
Localizada ao leste da ilha de Florianópolis e a aproximadamente 45 minutos do Centro, a Praia Mole passou a receber cada vez mais popularidade e opções na faixa de areia. Com comércios que vão desde bares e baladas até lanchonetes e estacionamentos, a faixa de areia da mole costuma ser bem movimentada na alta temporada, sendo frequentada principalmente por jovens, surfistas e famílias (sem crianças) que se espalham por toda a extensão de 1km da praia.
Foto: Reprodução/ https://localtour.com.br/
Além disso, a estrutura de segurança também é excepcional, e alguns dos melhores postos salva-vidas de Floripa foram instalados na Mole, necessidade observada desde antigamente devido aos recorrentes arrastamentos e afogamentos causados pelo repuxo característico da Mole. Mas nem sempre foi assim! Sabia que o movimento turístico na Praia Mole só surgiu na década de 80? Você vai entender depois da imagem!
Foto: Reprodução/ https://localtour.com.br/
Conhecida antigamente como Praia da Lagoa, a Praia Mole foi rebatizada com esse nome devido à sua areia de espessura macia, formada por grãos finos semelhantes à areia de duna e grãos mais grossos trazidos pela água que ocupa a faixa de areia no período da noite. Antes da década de 70, o turismo não era tão frequente em Florianópolis, e as praias do norte eram os destinos favoritos. Nessa época, enquanto ainda era chamada de Praia da Lagoa, a Praia Mole não recebia movimento turístico e estava praticamente exclusiva à Família Gonzaga, proprietária de diversas áreas próximas à Mole. Com a descoberta das ondas do oceano atlântico que formavam uma praia de tombo, os surfistas passaram a frequentar o local e, graças ao surgimento de demanda surgiu o Hotel Cabanas da Praia Mole, que deu o início ao movimento turístico na região.
Foto: Reprodução/ https://visitefloripa.com.br/
Nos dias de hoje, a Praia Mole é um dos destinos que mais vale a pena visitar. Com infraestrutura variada e completa, segurança e uma linda vista desinibida do oceano, a experiência de sentir o vento da Mole é revigorante por si só. Mas mantenha-se atento ao humor do mar!
Eaí, curtiu a história da Mole? Já sabia tudo isso sobre o pico? Comenta aqui!
Mantenha-se informado sobre Florianópolis e Santa Catarina. Siga nosso Instagram!
Fontes:
https://guiafloripa.com.br/praias/praia-mole
https://localtour.com.br/praia-mole/#:~:text=A%20PRAIA%20MOLE%20TAMB%C3%89M%20TEM%20HIST%C3%93RIA&text=Inicialmente%2C%20a%20Praia%20Mole%20era,Praia%20do%20Retiro%20da%20Lagoa.
https://www.cantodamole.com.br/the-villa
https://guia.melhoresdestinos.com.br/praia-mole-65-432-l.html
https://visitefloripa.com.br/o-que-ver/praia-mole/#:~:text=O%20nome%20da%20praia%20%C3%A9,quase%20movedi%C3%A7a%20quando%20%C3%A9%20pisada.
Comments