Com intuito de reunir o Centro de Florianópolis e a beleza do mar da costa oeste, o Projeto do Parque Urbano e da Marina Beira-mar Norte é uma iniciativa da Prefeitura aliada com o setor privado. Com objetivo de gerar mais áreas de lazer e estimular novos eventos no Centro da ilha, o projeto engloba uma ampla área da Av. Beira-mar Norte, com novas infraestruturas, que vão desde trapiche para pescadores até pistas para skate e patins.
Foto: Reprodução/ PMF/ Divulgação
De acordo com a Prefeitura, a área ocupada trará um parque urbano público, com espaço para a realização de eventos, agregando estacionamento de veículos, quiosques, área de lazer e espaço para esportes marítimos à região mais movimentada da Ilha. Além da variada área de lazer e convivência, o projeto traz também modificações na mobilidade urbana da região, visto que a implementação do BRT na Beira-mar Norte se unirá futuramente com o transporte marítimo público e privado da nova Marina.
Foto: Reprodução/ PMF/ Divulgação
Previsto pelo IPUF desde a década de 90 e visto como um projeto de urbanização de impacto positivo desde tal época, o projeto recebeu cada vez mais melhorias e inovações, e hoje conta com todas as suas licenças, concessões e estudos geofísicos disponíveis no site da Prefeitura. Os principais objetivos do Parque Urbano e Marina Beira-mar Norte são:
Ampliar as opções de lazer na região de maior densidade demográfica da cidade;
Gerar de empregos e oportunidades com os novos negócios a serem implantados
Favorecer o desenvolvimento náutico do Município;
Promover a integração de modais de transporte, como os futuros BRT e transporte marítimo;
Incrementar o turismo;
Atender a demanda reprimida por este tipo de equipamento que hoje não existe na cidade;
Fortalecer as atividades econômicas existentes no entorno como estabelecimentos comerciais, educacionais, de hotelaria, serviços e gastronomia.
Foto: Reprodução/ PMF/ Divulgação
O projeto estima cerca de 60 vagas na Marina Pública e outras 624 vagas na Marina Privada, que se unirão com arquibancadas, feira ao ar livre, academia, área para stand-up e caiaque, quadras esportivas, parque infantil, pista para skate e patins, comércios, restaurantes, bosque para piqueniques e restaurantes. Tudo isso espalhado em uma área de mais de 350.000 m².
Foto: Reprodução/ PMF/ Divulgação
Além de todos os impactos socioeconômicos, pode-se afirmar que a Marina Beira-mar Norte e o Novo Parque Urbano possui um impacto histórico na população local e na relação com Florianópolis.
"Durante séculos a principal atividade econômica da cidade foi baseada em sua relação com o mar e especialmente com a navegação. Navegação essa por várias motivações: por expedições, para pesca, como exportador dos produtos do interior do Estado, como ligação entre as freguesias do interior da Ilha e com o continente. A região onde será implantado o Parque Marina Beira Mar era povoada de barcos, trapiches e vida relacionada ao mar..." diz a Prefeitura de Florianópolis. Clique para ver o site!
Sobre o projeto - clique para ver
Detalhes do projeto - clique para ver
Manifestações oficiais - clique para ver
Mantenha-se atualizado sobre Florianópolis e Santa Catarina. Nos siga no Instagram!
Commentaires