O nome da cidade já nos revela quem a ergueu: a imigração italiana para o sul do Brasil foi o marco inicial para o surgimento do município. Planejada e fundada por Miguel Napoli, empresário italiano nascido na Sicília que vivia nos EUA, Nova Veneza foi uma das únicas cidades do Brasil que teve seu planejamento feito antes da ocupação. Você sabe como foi o surgimento do charmoso município? Conhece o passado e os atrativos atuais de Nova Veneza? Vem com a gente descobrir!
Foto: Jair Prandi/ Reprodução/ https://www.viagensecaminhos.com/nova-veneza-sc/
Sendo a primeira colônia oficial pós Proclamação da República, Nova Veneza foi um marco histórico para a ocupação de colonizadores no sul do Brasil e um exemplo de planejamento. A chegada dos colonizadores se deu na metade de 1891, mas antes disso, em Janeiro daquele ano, Miguel Napoli já havia visitado Nova Veneza acompanhado de uma equipe de funcionários para definir as estradas, dividir os terrenos e erguer a primeira serraria que receberia as famílias imigrantes. Os primeiros italianos, pré-selecionados por Miguel enquanto ainda estavam na Itália e trazidos pela companhia Angelo Fiorita & Cia, desembarcaram em Nova Veneza em Junho de 1891, totalizando 400 famílias. Não se sabe ao certo o número de pessoas, mas esse número de famílias só aumentou: em Outubro do mesmo ano, outras 500 famílias chegaram ao território, vindas de Veneza e Bérgamo, e assim dando origem ao nome da colônia.
Óleo sobre tela de Pedro Weingärtner retratando Nova Veneza em 1893
Ao chegarem, a maioria dos colonos ergueu suas casas com pedras encontradas pela região, e muitas delas se mantém de pé até hoje, sendo consideradas Patrimônio Histórico do estado de Santa Catarina e sendo uma das principais atividades turísticas do município. Aliás, por falar em "município", sabias que Nova Veneza só se tornou uma cidade em 1958? Em 1912, ela era um distrito pertencente à Araranguá; depois, em 1925, distrito do Novo Município de Criciúma, nomenclatura que permaneceu até sua emancipação como município. Nos dias de hoje, outros 2 distritos estão subordinados à Nova Veneza: Nossa Senhora do Caravaggio e São Bento Baixo.
Foto: Reprodução/ jinews.com.br/noticia/nova-veneza-sc-recebe-encontro-do-programa-penso2c-logo-destino
Com uma economia inicialmente baseada na agricultura (principalmente de milho e arroz), o setor industrial em Nova Veneza teve um forte desenvolvimento, e o município foi berço de diversas empresas conhecidas por toda Santa Catarina, como a rede Bistek, por exemplo. Até mesmo a JBS (antiga Agrovêneto) surgiu em Nova Veneza, uma das maiores companhias agropecuárias do Brasil.
Turismo Histórico
Não só pelo mantimento das tradições italianas mas também pela preservação de suas estruturas originárias, o turismo histórico tem sido crescente em Nova Veneza, principalmente pela resistência e raridade de seus pontos turísticos. Separamos quatro locais de Nova Veneza que você não pode deixar de visitar!
Museu do Imigrante
100% dedicado aos fundadores da cidade e às primeiras famílias que habitaram a colônia, o Museu do Imigrante conta a trajetória dos colonizadores, traz descrições e representações de como era seu cotidiano e um acervo histórico digno de muitas, muitas fotografias. Com itens doados pelas famílias neovenezianas, o museu foi inaugurado no centenário da colônia e mantém sua charmosa arquitetura até hoje.
Foto: Reprodução/ https://www.novaveneza.sc.gov.br/noticia-652112/
Casas de pedra
As casas de pedra são provavelmente o ponto turístico mais conhecido de Nova Veneza. Com uma resistência ímpar, as casas mantém suas características originais e estão abertas para visitação em quase todos os dias do ano. Elas são parte do Patrimônio Histórico de Santa Catarina e fazem uma verdadeira volta no tempo para quem decide estar imerso na história de nosso estado.
Foto: Anderson Machado/ Reprodução/ ndmais.com.br/turismo/
Gôndola Veneziana
Representando a ligação histórica Brasil-Itália e mantendo suas características originais, a Gôndola Veneziana Lucille está localizada no Centro de Nova Veneza, e foi um presente dado pelo próprio Governo de Veneza. A embarcação, que foi utilizada nos canais da cidade italiana, é uma das quatro gôndolas que o governo de Vêneto espalhou pelo mundo. As outras três estão no Canadá, na Rússia e na China.
Foto: Reprodução/ horacampinas.com.br/gondola-original-e-carnaval-de-veneza-um-pedacinho-da-italia-no-sul-de-santa-catarina/
Roda D'água
Logo ao lado da Gôndola Lucille, temos a Roda D'água de Nova Veneza. Com um manifesto em italiano e uma linda homenagem às famílias que deram início ao desenvolvimento de Nova Veneza, a roda foi construída no centenário de fundação da colônia, pensada para ser o local das festividades centenárias.
Foto: Reprodução/ santacatarinacomcriancas.com.br/o-que-fazer-em-nova-veneza-com-criancas/
Eaí, você já conhecia o passado de Nova Veneza? Já teve a oportunidade de conhecer esse pedacinho de história que a cidade mais italiana do Brasil abriga? Comenta aqui embaixo!
Mantenha-se informado sobre Floripa e Santa Catarina. Siga nosso Instagram!
Fontes:
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/nova-veneza/historico
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Veneza_(Santa_Catarina)
https://www.portalveneza.com.br/historia-nova-veneza/
https://www.novaveneza.sc.gov.br/noticia-652112/
https://www.portalveneza.com.br/imigracao-impactos-ambientais-colonia-nuova-venezia/
https://ndmais.com.br/turismo/tudo-sobre-nova-veneza-a-cidade-mais-italiana-de-sc/
https://www.viagensecaminhos.com/nova-veneza-sc/
Comments