A beleza natural de Floripa não é segredo para ninguém. Desde a rica mata atlântica até a beleza das nossas praias, lagoas e cachoeiras, os encantos da vida nativa da ilha estão por todo território (e submersas também). Conheça os melhores locais e empresas para praticar o mergulho em Florianópolis!
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Adrenailha
Mergulho gratuito:
Primeiro, vamos falar dos locais em que o mergulho é gratuito e não precisa de acompanhamento profissional: o Naufrágio dos Ingleses e a Ilha do Campeche. Por se tratarem de locais com profundidade baixa e água cristalina, o Naufrágio dos Ingleses e a Ilha do Campeche são ótimas opções para quem já possui óculos e snorkel. Em ambos os locais, basta mergulhar para ver o fundo do mar. A grande diferença é que no Ingleses você poderá ver a embarcação, engolida pela vida marinha e abrigando ecossistemas inteiros, enquanto na Ilha do Campeche a maior chance é de ver peixes, de todas as cores e tamanhos.
O Naufrágio dos Ingleses é o mais fácil. Por ser pertinho da praia, a aproximadamente 50m, é possível chegar no barco naufragado no século 16 apenas nadando. Claro que isso não exclui a necessidade de estar atento ao mar e seu humor, então não se aventure se observar repuxo ou agito nas águas. Todavia, é encantador poder visualizar a vida marinha que se instalou na embarcação naufragada, com ouriços, ecossistemas inteiros e peixes atrás de alimento, como podemos ver na filmagem do mergulhador Jailson Dias.
Foto: Reprodução/ youtube.com/ Jailson Dias @jailsondias9175
A Ilha do Campeche, por sua vez, é um pouco mais difícil de visitar. Por se tratar de uma ilha, é necessário que algum barco te leve até lá, mas o mergulho gratuito na Prainha da Ilha do Campeche é igualmente garantido. Você pode conferir formas de chegar até a Ilha do Campeche em nossa matéria sobre esse paraíso! Basta clicar aqui.
Foto: Reprodução/ guiaviagensbrasil.com/ Ricardo Junior
Mergulho acompanhado:
Existem 3 localidades principais para o mergulho acompanhado aqui na Ilha: a Ilha do Arvoredo, uma Reserva Biológica de Vida Marinha; a Ilha do Xavier, uma ilhota situada bem em frente à Praia Mole; e a Barra da Lagoa, que abriga vida marinha nas Piscinas Naturais e no Canal da Barra.
A Ilha do Arvoredo, por se tratar de uma Reserva Biológica, é o destino perfeito para quem deseja ver todas as formas de vida aquática do nosso oceano. Localizada entre o Norte de Florianópolis e a Praia de Bombinhas, a aproximadamente 11km de distância da capital, a Ilha do Arvoredo abriga corais, peixes, anêmonas, ouriços, tartarugas e até mesmo cavalos marinhos debaixo de sua cristalina água.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Água Viva Mergulho
Por se tratar de um local distante, protegido por lei e com profundidade maior, só é possível mergulhar na Ilha do Arvoredo acompanhado por profissionais (no que chamamos de "mergulho de batismo"). Se você decidir ir para a Ilha do Arvoredo, conheça o trabalho da Água Viva Mergulho! Essas fotos aqui são deles, e eles estão prontos para te levar lá em qualquer época do ano.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Água Viva Mergulho
Já a Ilha do Xavier, em frente à Praia Mole, é considerada pelos biólogos um paraíso e berço da vida marinha. Apresentando as melhores condições para mergulho ao longo do ano, o mar da Ilha do Xavier abriga vida de sobra, principalmente tartarugas.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Adrenailha
A profundidade da Ilha do Xavier, maior do que a da Ilha do Arvoredo, esconde até mesmo uma embarcação naufragada em 2008, que transportava 70 toneladas de pescados de Itajaí para Floripa quando colidiu com um rochedo da Ilha do Xavier, e acabou se tornando mais um dos 40 naufrágios escondidos em Florianópolis. Se você quiser ir para a Ilha do Xavier, conte com os 20 anos de experiência da Adrenailha!
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Adrenailha
Por último, mas não menos importante, temos a maravilhosa Barra da Lagoa. Com vida marinha trazida principalmente pelas correntes marítimas que vêm do sul, a Barra da Lagoa é um paraíso desde as Piscinas Naturais até o Canal da Barra, locais onde a prática do mergulho é comum. Por se tratar de uma corrente marítima mais forte, não é recomendado praticar o mergulho de mar aberto na Barra da Lagoa desacompanhado. Porém, se você quiser conhecer a vida marinha de forma mais simples, é possível colocar seus óculos e snorkel e nadar pelo Canal da Barra.
Foto: Reprodução/ expedia.com.br
Agora, se você busca imersão total na água e deseja mergulhar em profundidades maiores da Barra da Lagoa, conte com a Cultura Subaquática e com a Floripa Dive para apresentar a vida marinha da região. Ambas te levam ao melhor do Oceano Atlântico da Barra da Lagoa, seja nas Piscinas Naturais ou no Canal da Barra.
Foto: Reprodução/ facebook.com/ Piscinas Naturais da Barra da Lagoa
E aí, já decidiu onde você vai conhecer a vida marinha de Florianópolis? Decide e nos conta aqui nos comentários!
Mantenha-se atualizado sobre Floripa e SC. Siga nosso Instagram!
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Ilha do Campeche
Fontes:
Comments