Fundada oficialmente no ano de 1847, a cidade de Laguna ganhou cada vez mais relevância para a arqueologia e para a história catarinense. Considerada patrimônio histórico, Laguna guarda consigo sítios arqueológicos com heranças surpreendentes lá dos tempos pré-históricos, quando as tribos nativas dos Carijós e Tupi-Guaranis viviam da caça, da pesca e deixavam para trás somente os sambaquis.
Foto: Reprodução/ estilofontana.com.br/ Jair Prandi/ viagensecaminhos.com.br
Durante a colonização, o território de Laguna era palco de uma disputa territorial fria. Em um contexto onde Portugal e Espanha dominavam a América do Sul, ambas nações desejavam reafirmar sua “superioridade” sobre a outra, e assim a ocupação de Laguna foi incentivada e intensificada por parte dos açorianos. A posição de Laguna (por estar em cima da linha do Tratado de Tordesilhas) era considerada estratégica, graças ao fácil acesso que garantiria ao Rio da Prata, e os portugueses logo se adiantaram ocupando a região pouco antes de 1680. Posteriormente, numa segunda etapa da colonização catarinense, o Porto de Laguna e as famílias que estavam vindo para cá facilitaram o desenvolvimento da economia da região, que até então era uma vila pacata. Um outro fato histórico a se citar para o desenvolvimento e popularidade de Laguna foi a Revolta Farroupilha. Unidos com Giuseppe Garibaldi, os farroupilhas precisavam chegar ao mar, mas como o Império controlava os portos de Santa Catarina, tiveram que desenvolver um novo caminho para chegar ao mar (e que incluía o Porto de Laguna no trajeto).
Foto: Reprodução/ scpar.sc.gov.br
Além de todas essas riquezas históricas e culturais remanescentes do Brasil Colonial e do Pré Histórico, que uniram a cultura nativa, açoriana e italiana, Laguna ainda conta com maravilhosas praias e visitas a serem feitas. Valorizar a história e a cultura de Laguna fica muito mais fácil quando estamos imersos em paisagens como a da Praia do Mar Grosso, da Trilha do Itapirubá ou até mesmo as paisagens da ilha do Farol de Santa Marta (um dos destinos mais procurados pelos surfistas na alta temporada e que garante boas ondas em várias épocas do ano). Se tu pretendes surfar no Farol de Santa Marta, procure pela pousada Swell Bangalôs!
Foto: Reprodução/ youtube.com/@JAQUELINIPICKLER
Assim como a maior parte do sul brasileiro no início do Brasil, Laguna sobreviveu a Era Colonial pela produção e extração de subsistência, mas depois disso, o município cresceu com a ampliação da pesca e o desenvolvimento do comércio, fatores que começaram a trazer cada vez mais fundos e famílias para a cidade. Hoje em dia, a economia de Laguna se baseia no comércio e nos serviços alimentícios, fazendo a pesca e a agropecuária se tornarem principais responsáveis pelo PIB da cidade histórica, junto com o turismo da alta temporada. E aí, você já conheceu as belezas de Laguna pessoalmente? Comente aqui!
Fontes:
Bình luận