Localizado ao nordeste da ilha de Florianópolis, o Ingleses do Rio Vermelho foi um dos bairros que mais cresceu na ilha ao lado de seu vizinho bairro dos Ingleses. Com nome originado graças à sua posição geográfica (logo abaixo do Ingleses e acima do São João do Rio Vermelho), é o distrito mais extenso da ilha e conta com uma proximidade ímpar da costa leste, estando há poucos minutos da Praia do Santinho e da Praia do Moçambique. Mas afinal, como surgiu esse bairro? Quando ele passou a existir? Vem com a gente pra saber!
Foto: Reprodução/ brasilturoperadora.com.br
A origem
Com uma ocupação iniciada em meados da década de 60 e um dos maiores crescimentos populacionais registrados em Floripa durante as décadas de 80/90, o Ingleses do Rio Vermelho atraiu novos moradores por conta de sua extrema calmaria e ao acesso extremamente facilitado à infraestrutura urbana e natural do norte de Florianópolis, dispondo da variedade do seu vizinho Ingleses e da variedade de opções de lazer, principalmente pelas praias situadas logo ao lado. O bairro começou a crescer exponencialmente com a ocupação residencial, efetuada principalmente por cidadãos que viviam da pequena produção agropecuária e por outros, que possuíam mais poder aquisitivo e desejavam passar a temporada de calor de Floripa em um local mais calmo e igualmente lindo.
Foto: Reprodução/ http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal8/Procesosambientales/Hidrologia/02.pdf
O crescimento
Localizado a 31km do Centro de Florianópolis e separado do Oceano Atlântico pelas dunas do Moçambique e do Santinho, o bairro nos dias de hoje é um dos que mais recebe atenção do mercado imobiliário, principalmente após as correções governamentais aos problemas estruturais que surgiram no passado do Ingleses do Rio Vermelho.
Com a acelerada ocupação da década de 90 e a ausência de planejamento adequado no Plano Diretor para tal aumento populacional, o Ingleses do R. Vermelho sofreu com problemas no passado, como o mal escoamento de esgoto e falta de segurança para as estruturas construídas, situações que se originaram principalmente pela falta de atuação da CASAN e da Prefeitura de Florianópolis. Porém, nos dias atuais, a situação é bem diferente, com uma rede de escoamento e tratamento de água já desenvolvida, e tende a melhorar cada vez mais graças à programas e intervenções da Prefeitura de Florianópolis como, por exemplo, o Floripa Regular. Saiba tudo sobre o Floripa Regular clicando aqui!
Foto: Reprodução/ maps.google.com
Os dias atuais
Nos dias de hoje, o Ingleses do Rio Vermelho é procurado por quem deseja morar em meio à paz do norte da ilha e, durante a alta temporada, é buscado também por aqueles que buscam passar as férias em um local mais tranquilo. É uma região onde podem ser encontrados diversos imóveis para aluguel de temporada, aluguel anual, imóveis recém construídos a preço de custo e imóveis de revenda.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
Diferente de antigamente, o bairro já conta com uma variada estrutura urbana e comercial, distribuídos principalmente ao longo da SC-406, principal rodovia da região e que liga o Ingleses do Rio Vermelho aos seus vizinhos, o bairro dos Ingleses e o São João do Rio vermelho. Mas tem um fator que é o mesmo desde a década de 80: a natureza e as opções de lazer. A Praia do Santinho, a Praia do Moçambique, a proximidade com a Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas... É uma das regiões mais completas do norte da ilha de Florianópolis.
Praia do Moçambique Foto: Reprodução/ https://voudelancha.com.br/website/praia-do-mocambique-a-maior-de-floripa/
Eaí, você já sabia tudo isso sobre o Ingleses do Rio Vermelho? Já teve a oportunidade de conhecer o bairro e as suas praias?
Mantenha-se atualizado sobre Floripa e Santa Catarina. Siga nosso Instagram!
Fontes:
https://brasilturoperadora.com.br/site/index.php/service/ingleses-do-rio-vermelho/
http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal8/Procesosambientales/Hidrologia/02.pdf
https://www.imovelp.com.br/blog/ingleses-rio-vermelho-florianopolis/
https://jornalconexao.com.br/noticia/8533/ingleses-rio-vermelho-191-anos
Comments