Localizado a poucos minutos de Laguna, o Farol de Santa Marta é um dos destinos turísticos mais calmos de Santa Catarina. Caracterizado por ser um pedaço de terra que avança para o oceano, a região do Cabo de Santa Marta guarda a sua rica história de maneira exemplar, preservando a natureza, guardando sítios arqueológicos e distribuindo paisagens deslumbrantes durante todas as estações do ano. Vem com a gente saber mais sobre os atrativos e sobre o passado do Cabo e do Farol de Santa Marta!
Foto: Farol de Santa Marta e rochedo que forma uma mulher deitada. Créditos: instagram.com/camilavettoretti_
Atrativos atuais
Com diversos restaurantes de culinária tradicional açoriana, com um maravilhoso pôr do sol todos os dias e com praias extremamente calmas, o Cabo de Santa Marta encanta todos que decidem visitá-lo através da imersão na natureza, da sua tranquilidade e de suas lindas paisagens.
Foto: Vista do Baiuka Pousada & Restaurante/ Crédito: instagram.com/camilavettoretti_
Com abundância de pousadas, hotéis e casas para aluguel de temporada, é um município no qual o verão ainda é o principal período de efervecência econômica. É raro ver as praias do Farol de Santa Marta ficarem movimentadas quando não está calor. Todavia, a beleza, a simplicidade, o funcionamento e a segurança da região se unem, e rendem turistas ao Farol de Santa Marta em qualquer época do ano.
O principal ponto turístico da região, o Farol de Santa Marta, foi construído por franceses da companhia Barbier, Benard, Et Turenne no ano de 1891, e se mantém firme e forte até hoje. Sua construção, realizada com pedra, barro, areia e óleo de baleia, revela como eram simples e funcionais os métodos de antigamente - e o papel do farol é cumprido com excelência. O facho de luz atinge até 91km de distância, e instantaneamente se tornou no principal meio de referência para os navegadores que ali passam.
Foto: Farol de Santa Marta e rochedo que forma uma mulher deitada. Créditos: instagram.com/camilavettoretti_
O passado e o crescimento
Batizado assim graças à uma nau espanhola que naufragou nos costões rochosos da região no ano de 1737, o Cabo de Santa Marta esconde um passado bem "festeiro": partindo da década de 80 e se estendendo até o início dos anos 2000, o Cabo de Santa Marta era bastante frequentado por jovens-adultos, que buscavam o local tanto por sua beleza e calmaria diária quanto por suas festas e baladas noturnas.
Foto: Praia do Farol, a principal. Créditos: instagram.com/camilavettoretti_
O alto movimento teve seu início pela alta procura dos surfistas, que iam ao Cabo de Santa Marta em busca das ondas da Praia do Cardoso, da Praia da Cigana e da Praia da Galheta. E esse alto movimento nunca diminuiu.
Foto: Lagoa da Cigana/ Créditos: instagram.com/camilavettoretti_
A região ainda recebe muitos turistas durante a temporada de verão mesmo sem ter as suas famosas baladas hoje em dia, e todo ano centenas de surfistas mantém os picos crowdeados. Por sinal, sabias que no ano de 2010 o Cabo de Santa Marta esteve no circuito mundial de surf?
Foto: Golfinho aproveitando as águas geladas do Cabo de Santa Marta. Créditos: instagram.com/camilavettoretti_
Firmada historicamente como o principal destino de veraneio para diversas famílias lagunenses, o Cabo de Santa Marta é sem dúvidas uma das localizações mais lindas e exuberantes de Santa Catarina. Se você estiver pensando em ir conhecer a região, procure pela Swell Bangalôs para encontrar a alternativa perfeita de hospedagem!
Créditos: instagram.com/camilavettoretti_
Eaí, você já sabia tudo isso sobre o Cabo e o Farol de Santa Marta? Já teve a bênção de conhecer as suas paisagens pessoalmente? Comenta aqui embaixo!
Quer se manter informado sobre Santa Catarina? Siga nosso Instagram!
.
Commentaires