Após 16 longos anos, a obra que mais gerou anseio na população da Grande Florianópolis finalmente está se tornando realidade, e agora ganha data para inauguração definitiva. Vem saber a data de inauguração do Contorno Viário!
Foto: Trecho do KM 177 do contorno viário em Junho/2024/ Divulgação/ Arteris Litoral Sul
Atrasada diversas vezes por conta de fatores diferentes (como a interferência climática e a descoberta de obstáculos geológicos em certos trechos), a obra do Contorno Viário gerou mais dúvidas e incertezas na população do que qualquer outra obra de infraestrutura do Estado de Santa Catarina.
Foto: Cidades englobadas pela obra e magnitude da rodovia
Com objetivo estabelecido de reduzir o fluxo de veículos de longo tráfego da região metropolitana deslocando esses veículos para vias mais rápidas e menos movimentadas, o Contorno Viário é a maior obra de engenharia em andamento do nosso país, e agora finalmente chegará ao seu fim.
A inauguração está prevista para o dia 2 de agosto de 2024, 2 dias após a finalização total da obra (prevista para 31/07/24).
Relembre todo o trâmite do Contorno Viário após a imagem!
Foto: O mesmo trecho do KM 177 do contorno viário em Novembro/2023/ Divulgação/ Arteris Litoral Sul
Você pode conferir todos os detalhes dos obstáculos enfrentados pelo Contorno Viário clicando aqui e acessando nossa primeira matéria sobre a obra. Porém, vamos resumir brevemente. Confira após a imagem!
Foto: Trecho do Contorno Viário na Palhoça/ Divulgação/ Arteris Litoral Sul
Ao longo de 2023, um leve otimismo surgiu em relação às obras, que fizeram com que a Arteris (empresa responsável) mantivesse a previsão de conclusão da obra para o final de 2023. Porém, com atrasos provocados por incidentes climáticos/físicos e com a saída da empresa Azevedo Travassos Infraestrutura, responsável pelo Trecho Sul do anel viário, o FIESC reestipulou uma previsão de entrega para 2024.
Foto: Túnel número 3, trecho próximo à Palhoça/ Divulgação/ Arteris Litoral Sul
O atraso se deu por três fatores cruciais: um acidente geológico em um dos 4 túneis, o descobrimento de solo argiloso em um trecho da pista e a paralisação das obras do Trecho Sul após a saída da empresa Azevedo Travassos Infraestrutura. De acordo com André Bianchi, diretor-executivo de Engenharia da Arteris, a paralisação das obras no Trecho Sul fez com que um "período seco" do ano fosse desperdiçado. "Então a gente perdeu um período seco, que é onde a gente perdeu mais. E a gente entrou agora num período chuvoso, onde a nossa produtividade é menor", resumiu Bianchi.
Otimista, o diretor-executivo destacou o desenvolvimento da obra no geral. "A gente está confiante porque a gente já venceu as principais etapas. Os quatro túneis que a gente estava fazendo são desafiadores, a gente já venceu isso. Todas as empresas estão mobilizadas, então a gente acabou todas as contratações. A parte civil a gente está vendo aqui no Norte, já quase concluída, a gente vai acabar agora em dezembro. Então a gente está bastante confiante pelo ritmo que a gente está imprimindo nesses últimos meses"
Foto: Trevos de acesso ao Contorno Viário/ Divulgação/ Arteris Litoral Sul
Ainda em 2023, no dia 20 de outubro, a Arteris confirmou o prazo estipulado pelo FIESC. A confirmação veio durante uma inspeção realizada pela ANTT na obra. "Nós viemos aqui justamente para compreender quais são os próximos desafios, os próximos obstáculos, para que a gente possa anunciar uma data definitiva de conclusão dessas obras. O que a concessionária nos colocou aqui é que o planejamento deles para concluir até julho de 2024. Eu ainda vou me reunir com a direção da Arteris para ter certeza de que esse prazo é factível e, assim, a gente pode utilizá-lo dentro da ANTT", afirmou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
Foto: Divulgação/ Arteris Litoral Sul
Ainda no contexto de modificações e melhorias, o engenheiro Ricardo Saporiti também ressalta a importância do desenvolvimento saudável das regiões atingidas pelo contorno viário. “É urgente que os poderes executivo e legislativo de Palhoça, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos elaborem um plano diretor para que o desenvolvimento seja ordenado”, afirma o responsável pelo estudo do FIESC.
Eaí, você já sabia tudo isso sobre o Contorno Viário? Conseguiu compreender os motivos do atraso e a importância dessa obra? Conta pra gente!
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