top of page
Auxiliadora Predial Floripa Centro

Contorno Viário da Grande Florianópolis

Com prazo de entrega adiado novamente no final de 2023, a obra (agora prevista para ser entregue em Julho/2024) já conta com mais de 38km pavimentados de um total de 50km.


Contorno viário Palhoça

Trecho do Contorno Viário na Palhoça Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND+/ ndmais.com.br


O Contorno Viário começou a sair do papel lá atrás, em 2008, com previsão de entrega para o final de 2012. Com objetivo de desafogar o trânsito da Grande Florianópolis e passando por mais de 6 cidades, a estimativa do projeto era de que até o ano de 2015 o Contorno Viário atingisse até 18 mil veículos de tráfego de longa distância, diminuindo a densidade de veículos na BR-101 e otimizando o tráfego de curta/média distância entre os municípios englobados. Agora, com o prazo de entrega para Julho/2024, a estimativa é de que a obra impacte mais de 23 mil veículos, sendo eles em maior parte veículos pesados de longo tráfego.


Ao longo de 2023, um leve otimismo surgiu em relação às obras, que fizeram com que a Arteris (empresa responsável) mantesse a previsão de conclusão da obra para o final de 2023. Porém, com atrasos provocados por incidentes climáticos/físicos e com a saída da empresa Azevedo Travassos Infraestrutura, responsável pelo Trecho Sul do anel viário, o FIESC reestipulou uma previsão de entrega para 2024.


Contorno viário

Imagem: Arteris Litoral Sul/Reprodução


O atraso se deu por três fatores cruciais: um acidente geológico em um dos 4 túneis, o descobrimento de solo argiloso em um trecho da pista e a paralização das obras do Trecho Sul após a saída da empresa Azevedo Travassos Infraestrutura. De acordo com André Bianchi, diretor-executivo de Engenharia da Arteris, a paralisação das obras no Trecho Sul fez com que um "período seco" do ano fosse desperdiçado. "Então a gente perdeu um período seco, que é onde a gente perdeu mais. E a gente entrou agora num período chuvoso, onde a nossa produtividade é menor", resumiu Bianchi. Otimista, o diretor-executivo destacou o desenvolvimento da obra no geral. "A gente está confiante porque a gente já venceu as principais etapas. Os quatro túneis que a gente estava fazendo são desafiadores, a gente já venceu isso. Todas as empresas estão mobilizadas, então a gente acabou todas as contratações. A parte civil a gente está vendo aqui no Norte, já quase concluída, a gente vai acabar agora em dezembro. Então a gente está bastante confiante pelo ritmo que a gente está imprimindo nesses últimos meses"


Contorno viário túnel

Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação


A nova data estipulada para o final das obras veio através de um estudo do FIESC, liderado pelo engenheiro Ricardo Saporiti. O estudo considerou a magnitude da obra e os trechos mais afetados para estipular uma nova data. “O volume remanescente estimado das obras e serviços é significativo, assim como a incidência de períodos chuvosos na região, o que torna improvável conclusão das obras até o final de 2023, conforme previsão estabelecida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)” afirma a análise do FIESC. Ainda no ano passado, o Presidente do FIESC que acompanhou o desenvolvimento do estudo, Mario Cezar de Aguiar, deu o seu parecer em relação à obra. “Considerando o porte do projeto como um todo, o atraso é provável, em função de problemas técnicos não previstos, excesso de chuvas e pelo rompimento de contrato com uma das empreiteiras que atuava na obra”, afirma o presidente.


Contorno viário Palhoça

Trecho do Contorno Viário e Túnel 3 (próximo à Palhoça) Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND+/ ndmais.com.br


Ainda em 2023, no dia 20 de outubro, a Arteris confirmou o prazo estipulado pelo FIESC. A confirmação veio durante uma inspeção realizada pela ANTT na obra. "Nós viemos aqui justamente para compreender quais são os próximos desafios, os próximos obstáculos, para que a gente possa anunciar uma data definitiva de conclusão dessas obras. O que a concessionária nos colocou aqui é que o planejamento deles para concluir até julho de 2024. Eu ainda vou me reunir com a direção da Arteris para ter certeza de que esse prazo é factível e, assim, a gente pode utilizá-lo dentro da ANTT", afirmou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.


Ainda no contexto de modificações e melhorias, o engenheiro Ricardo Saporiti também ressalta a importância do desenvolvimento saudável das regiões atingidas pelo contorno viário. “É urgente que os poderes executivo e legislativo de Palhoça, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos elaborem um plano diretor para que o desenvolvimento seja ordenado”, afirma o responsável pelo estudo do FIESC.


contorno viário

Trevos de acesso ao contorno viário Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação


Independente de todos trâmites empresariais e obstáculos enfrentados, a obra do Contorno Viário é um anseio da população desde 2008, uma vez que modificará positivamente o deslocamento da Grande Florianópolis para os eixos Norte e Sul do Brasil. Hoje em dia, com todas as vias interligadas e mais de 89% da obra concluída, basta finalizar a pavimentação e garantir a segurança dos motoristas para o uso começar à todo vapor! Ou melhor... fumaça, né?


Mantenha-se atualizado sobre Florianópolis e Santa Catarina. Nos siga no Instagram!







Fontes:

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page