top of page

Chapecó: a capital do oeste catarinense

Com a economia mais relevante do oeste catarinense e sendo considerada a capital da agroindústria do Brasil, a cidade de Chapecó é uma das poucas cidades não-litorâneas que apresenta crescimento econômico constante - e independente de turismo. Você sabia que Chapecó já foi inclusive disputada pelos colonizadores portugueses e espanhóis? Vem com a gente conhecer o passado de Chapecó!


Centro de Chapecó

Foto: Canva.com


As primeiras viagens a Chapecó foram datadas na segunda metade do século 17, quando os paulistas mamelucos se dirigiram ao interior do Brasil para caçar e escravizar os povos indígenas. Na época, tanto portugueses quanto espanhóis transitavam pela região, que posteriormente se tornou um território disputado. O nome, de acordo com o IBGE e pesquisas feitas pelo Dr. Selistre de Campos, origina-se dos termos 'echa' + 'apê' + 'gô', que na língua dos povos nativos que habitavam a região significa 'donde se avista o caminho da roça'.


chapecó sc

Foto: Reprodução/ maps.google.com


Após a definição da fronteira Brasil-Argentina, a disputa política diminuiu, mas só se deu como encerrada após o fim da Guerra do Contestado, momento em que Chapecó parou com os conflitos e começou o seu fervoroso desenvolvimento sob administração da Família Bertaso. A importância de Chapecó se manifestou não só na sua região intraestadual, mas também nas relações interestaduais com o noroeste gaúcho e o sudoeste paranaense, e nos dias de hoje possui um PIB extremamente próximo ao PIB de São José, cidade que é considerada a segunda mais relevante de SC.


Centro de Chapecó SC

Foto: Canva.com


O desenvolvimento de Chapecó no setor agroindustrial, no qual foi município pioneiro, foi exponencial e inclusive rendeu o posto de maior produtor de proteína suína do Brasil, posto mantido até os dias atuais. Além disso, a organização da ocupação, administrada pela Colonizadora Bertaso, acabou dando origem a diversos outros municípios, que hoje constituem a base da agricultura familiar que rodeia Chapecó. O PIB per capita do município é um dos maiores do estado de Santa Catarina, superando a média estadual (R$ 58 mil) com média de R$ 60,2 mil de PIB per capita.


tirolesa interestadual de chapecó sc

Foto: Tirolesa interestadual de Chapecó / Reprodução/ maps.google.com


Nos dias de hoje, Chapecó garante cada vez mais seu posto de capital do oeste catarinense, sendo o coração econômico de toda sua região, fomentando a economia agroindustrial do país e com uma absurda relevância na economia gaúcha e paranaense. Você sabia tudo isso sobre o passado de Chapecó? Já teve a oportunidade de visitar a Catedral de Santo Antônio ou o Ecoparque de Chapecó? Comenta aqui embaixo!


Mantenha-se informado sobre Floripa e Santa Catarina. Siga nosso Instagram!


catedral de chapecó sc

Foto: Catedral de Chapecó / Reprodução/ canva.com







Fontes:

https://www.caravela.info/regional/chapec%C3%B3---sc

_____

https://diregional.com.br/diario-do-iguacu/2022-08-25-chapeco-105-anos-a-cidade-que-deu-origem-ao-oeste-catarinense#:~:text=A%20hist%C3%B3ria%20de%20Chapec%C3%B3%20se,a%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20dos%20jesu%C3%ADtas%20espanh%C3%B3is.

_________ https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/chapeco/historico

_________ https://diregional.com.br/diario-do-iguacu/2023-08-24-chapeco-a-cidade-que-deu-origem-a-regiao-oeste-completa-106-anos _________

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chapec%C3%B3


65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page