Considerado hoje um dos destinos turísticos mais lindos de Florianópolis, o bairro do Campeche passou por um desenvolvimento tardio quando comparado aos outros destinos turísticos da ilha. Com direito ao melhor da natureza do sul de Floripa e uma organização urbana majoritariamente residencial, o bairro guarda uma qualidade de vida e uma história dignas de livro - literalmente.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
A Origem 🔎
Formado inicialmente por famílias açorianas que viviam principalmente da pesca e da agropecuária familiar, a região sempre foi caracterizada pela ocupação residencial. Antes anexado ao bairro Lagoa da Conceição, o Campeche (na época ainda chamado de Vila do Pontal) se tornou um distrito em 1995, e a origem do seu nome possui duas teorias principais. A primeira explicação, mais fantasiosa e digna de livro, atribui a criação do nome ao famoso escritor e aviador Antoine de Saint-Exupéry, que teria chamado a região de "campo de pesca" (Champ et Pêche). Sim, o autor de Pequeno Príncipe visitava o Campeche com certa frequência! Isso aconteceu porque o o correio aéreo francês Sociêté Latécoère instalou uma base aérea na região para viagens que tinham Buenos Aires como destino, e quando seu avião tinha que reabastecer, Antoine decidia aproveitar o pouco tempo pelas praias dalí. Não é à toa que a Avenida principal do bairro se chama Av. Pequeno Príncipe!
Antoine de Saint-Exupéry e moradoras do Campeche Foto: Reprodução/ ndmais.com.br/ Divulgação/ Acervo do Museu Air France
A segunda teoria para o nome do bairro, mais factual e dada como a correta, é de que a presença de uma árvore teria dado origem a esse nome. O Pau-Campeche, primo do Pau-Brasil, era um vegetal em abundância no bairro e na Ilha do Campeche, fortemente explorado pelos colonizadores graças ao seu uso como corante. Foi dessa forma também que a cidade Campeche, no México, recebeu o mesmo nome da praia brasileira manezinha.
O Crescimento 📈
Independente da origem do nome, a origem da fama do Campeche teve seu início pela década de 90, quando a Prefeitura de Florianópolis desenvolveu um plano inicial de urbanização para a região com um conceito de planície tecnológica e indústrias limpas. A ideia principal era justamente dissipar o turismo da época e desenvolver a região sul do mapa de forma saudável, visto que na época o turismo era praticamente monopolizado pelas praias do norte da ilha, onde a ocupação do território se revelou bastante irregular. Após um conflito entre os planejadores, a Prefeitura desistiu do plano, mas todos os olhos começaram a se voltar para a região do Campeche, que encantou todos principalmente com suas praias e paisagens verdejantes. Hoje, o bairro é um dos mais valorizados de Florianópolis, valorização causada pelo surgimento de melhor infraestrutura urbana e pelo índice de qualidade de vida da região, que se revela elevado quando comparado aos bairros vizinhos e outros bairros turísticos da ilha de Florianópolis.
Foto: Reprodução/ trilhasemsc.com.br
O que fazer? 🏖
Mesmo que tenha recebido bastante infraestrutura comercial urbana com o passar dos anos, o maior atrativo do Campeche ainda é a natureza da região! A Praia e a Ilha do Campeche merecem destaque, e inclusive já ganharam um post próprio aqui no nosso blog (você pode conferir clicando na imagem), mas hoje vamos te contar alguns dos paraísos que o charmoso bairro possui.
Reserva Natural Morro do Lampião ⛰
Com vista panorâmica para todo o Campeche e possibilitando todo tipo de visitante, o Morro do Lampião é um mirante natural que foi reapropriado pela população. Reapropriado mesmo! Durante muito tempo, o acesso ao Morro do Lampião era restrito, pela presença da antena de comunicação que lá está. Com o tempo e a obsolência da antena, a estrada de acesso também passou a ruir, e a população passou a contar com uma enorme subida até a antena, mas não parou de subir! Com o tempo, uma trilha surgiu como continuação da estrada, logo atrás da antena. Com mata fechada e desembocando em uma enorme pedra chamada Pedra do Urubu, a paisagem do Morro do Lampião é ímpar, possibilitando ver uma enorme parte da costa leste e a infinidade do oceano atlântico. A trilha começa na esquina da Rua Pau de Canela com a Servidão Gansos do Mato de Dentro, e é recomendável levar bastante água e fazer pausas ao longo do trajeto. A subida é cansativa, mas a vista é regeneradora. Você pode saber de todos os detalhes clicando na foto e acompanhando o relato da Luiza Campello!
Foto: Reprodução/ suldefloripa.com.br
Trilha da Lagoa Pequena 🏞
A Lagoa Pequena é um dos refúgios da vida do mangue no Campeche. Com períodos de cheia nas épocas chuvosas do ano e períodos de menor volume durante o calor, a região serve como berço e lar para diversas espécies e é um paraíso quase intocado, com uma calma e um silêncio que trazem paz para qualquer um que visita. Existe mais de um caminho para a Lagoa Pequena, mas o que traremos hoje começa no encontro da Rua Lar do João de Barro com a Rua Recanto das Gaivotas. Chegando na lagoa rapidamente e podendo caminhar por toda a sua extensão, a trilha ainda pode ser ramificada para dentro do mangue, na direção leste, passando pelas dunas e desembocando no mar.
Foto: Reprodução/ trailforks.com
Foto: Reprodução/ trailforks.com
Parque das Dunas do Campeche 🏜
Assim como a maior parte da costa leste de Florianópolis, o território do Campeche também é repleto de dunas. Mesmo sendo menos famosas do que as enormes dunas da Joaquina e da Lagoa da Conceição, as dunas do Campeche são igualmente encantadoras e, inclusive, boas para a prática do sandboard nas regiões menos tomadas pela vegetação de restinga e do mangue. Tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico de Florianópolis, as dunas do Campeche ocupam aproximadamente 121 hectares da paisagem e contam com o barulho do mar a todo momento. A trilha que passa pelo Parque das Dunas começa no final da Servidão Teixeira, e se você decidir caminhar ao oeste, vai acabar na Lagoa Pequena. Se você decidir caminhar ao leste, acaba na lindíssima Praia do Campeche. É a natureza em todos os lados!
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
Eaí, você já visitou algum desses paraísos do Campeche? Deixamos algum destino passar? Comenta aqui embaixo!
Mantenha-se atualizado sobre Floripa e Santa Catarina. Siga nosso Insta!
Fontes:
https://naui.paginas.ufsc.br/files/2015/06/O-Bairro-Campeche-qualidade-de-vida-junto-ao-mar.pdf
https://suldefloripa.com.br/trilha-do-morro-do-lampiao-no-campeche/
https://trilhasemsc.com.br/florianopolis/trilhas/leve/trilha-do-morro-do-lampiao
https://pt.wikiloc.com/trilhas-mountain-bike/trilha-lagoa-pequena-x-refifi-54843491
https://dunascatarinenses.wordpress.com/2009/12/15/dunas-da-praia-do-campeche-florianopolis/
https://guiafloripa.com.br/praias/campeche/pontos-turisticos/dunas-do-campeche
https://ndmais.com.br/noticias/a-passagem-de-antoine-de-saint-exupery-por-florianopolis/
Kommentare