top of page

4 cachoeiras para conhecer em Florianópolis: saiba qual escolher!

De norte à sul, a natureza da ilha esconde diversos tesouros ambientais incríveis, tanto nas trilhas que adentram a mata atlântica nativa quanto nas praias e lagunas que encantam com sua vida marinha e águas cristalinas. E não é segredo pra ninguém que uma das melhores formas de se refrescar no sol escaldante de Floripa são as águas geladas de nossas quedas d'água. Vem com a gente conhecer 4 das principais cachoeiras de Florianópolis e decidir qual você vai visitar!

Cachoeira do Poção Córrego Grande Florianópolis

Foto: Reprodução/ eu.wikiloc.com

Cachoeira da Solidão - Pântano do Sul Localizada no extremo sul da ilha, a Praia da Solidão faz jus ao seu nome. Estando em meio à uma costa montanhosa e rodeada por mata atlântica, a Praia da Solidão encanta mesmo sem permitir banhos tranquilos de mar (que pode geralmente fica bem agitado), mas existe um cantinho em que é possível se refrescar sem ter medo das ondas: a Cachoeira da Solidão.

  • Trajeto: 420m;

  • Tempo médio de trajeto: 20 min;

  • Acesso: Rua Inério Joaquim da Silva;

  • Tempo médio total de passeio: 1 - 6 horas, depende da vontade!

Cachoeira da Solidão

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Vivyane Mota

O acesso para a Trilha da Cachoeira da Solidão é bem simples: basta ir para a Praia da Solidão e se direcionar para a pontezinha do Rio das Papas. Após a pontezinha, já na Rua Inério Joaquim da Silva, o acesso para a trilha estará entre algumas casinhas. Considerada uma das trilhas mais fáceis da ilha, a Trilha da Cachoeira da Solidão não apresenta nenhuma dificuldade gritante. Evite ir se o tempo estiver úmido ou chuvoso.

Cachoeira da Solidão Florianópolis

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Vivyane Mota

Cachoeira da Gurita - Lagoa do Peri Mesmo sendo a segunda maior lagoa de Florianópolis, ficando atrás somente da Conceição, a Lagoa do Peri não é tão frequentada assim, e muitos nem sabem que ela oferece passeios de imersão na natureza há muitos anos. Com um passeio que começa a pé e termina com remadas, a trilha Caminho da Gurita é uma trilha de Florianópolis que termina numa cachoeira, e fica escondida ali, um pouco abaixo do Parque Municipal da Lagoa do Peri.


  • Trajeto: 3,5km;

  • Tempo médio de trajeto: 2 horas e 30 minutos;

  • Acesso: Rua Euclides João Alves;

  • Tempo médio total de passeio: 4-6 horas.

Cachoeira da Gurita

Foto: Reprodução/ trilhasemsc.com.br/florianopolis/trilhas/moderada/caminho-da-gurita

O Caminho da Gurita é um dos 4 passeios ecológicos disponíveis nesse mesmo parque municipal, onde também é possível conhecer o Caminho do Saquinho, a Trilha da Restinga e o Sertão do Ribeirão (sendo esse último uma "continuação" do Caminho da Gurita). A trilha da Gurita é considerada pelos praticantes de dificuldade mediana, mas extremamente recompensatória. A cachoeira presente no final da trilha, que mantém boas quantidades de água mesmo com os excessos ou falta de chuvas, é o principal motivador para o treeking no Peri. Os praticantes de trekking que conhecem a Trilha da Gurita dizem que se trata de uma trilha de resistência, onde não se encontra nenhuma dificuldade além das subidas e que o necessário é a resistência do visitante.

Cachoeira da Gurita

Foto: Reprodução/ trilhasconectam.com.br

A procura pelo passeio acontece principalmente nos períodos mais quentes do verão, quando as águas geladas da queda d'água ficam ainda mais atrativas e refrescantes. Historicamente, o Caminho da Gurita teve seu primeiro rascunho feito por escravos, que utilizavam pedras para facilitar a passagem pela mata-atlântica. Hoje, o acesso à ela se da pela Rua Euclides João Alves, e logo depois de uma caminhada já é possível chegar à primeira bifurcação, que divide os visitantes rumo à cachoeira e ao porto. Cachoeira da Costa da Lagoa - Lagoa da Conceição Localizada em meio à natureza mais vibrante de Florianópolis, a Cachoeira da Costa da Lagoa fica escondida na mata atlântica da maravilhosa Lagoa da Conceição. Com acesso via barco + trilha curta, a cachoeira caracteriza uma enorme queda d'água sobre as rochas, que deságua em uma piscina natural de águas cristalinas e refrescantes.


  • Trajeto: 900m;

  • Tempo médio de trajeto: 30 minutos;

  • Acesso: Servidão Caminho Costa da Lagoa (desembarque no Trapiche 14 da Cooperbarco);

  • Tempo médio total de passeio: 1 - 6 horas, depende da vontade!

Cachoeira da Costa da Lagoa - Lagoa da Conceição

Foto: Kauê Zilli / Reprodução/ www.alltrails.com

A Cachoeira da Costa da Lagoa também é acessível através de uma trilha mais extensa, mas decidimos trazer a rota mais fácil e mais rápida para você, na qual você desembarca no Trapiche 14 e caminha pouco seguindo as sinalizações até adentrar a mata. Esse passeio, mais extenso mas extremamente imersivo, começa antes do Trapiche 14, bem atrás, no Trapiche 7. Na saída dos dois trapiches você encontrará sinalização indicando o acesso às trilhas.

Cachoeira da Costa da Lagoa - Lagoa da Conceição

Foto: Jackie Miller/ Reprodução/ www.alltrails.com

Cachoeira do Poção - Córrego Grande Localizada na região central de Floripa, a cachoeira da Trilha do Poção está colocada como a queda d’água mais conhecida de Florianópolis, e o caminho até ela encanta a todos que decidem conhecer. Com um espaço apertadinho, a “piscina” gerada pela cachoeira comporta no máximo 12 pessoas, mas as águas geladas e cristalinas atraem cada vez mais grupos de locais e turistas para conhecer esse refúgio localizado em um dos bairros que mais se expande.

  • Trajeto: 700m;

  • Tempo médio de trajeto: 25 minutos;

  • Acesso: Rua Sebastião Laurentino da Silva;

  • Tempo médio total de passeio: 1 - 6 horas, depende da vontade!

Cachoeira do Poção

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Raphael Sights

Por mais que seja na Ilha da Magia, o nome Poção não tem nada a ver com poções mágicas. A cachoeira do Poção gerou um poço enorme mesmo, e essa “piscina” da qual falamos pode chegar a até 3 metros de profundidade em algumas partes, aumentando ainda mais em tempos chuvosos. A queda d’água possui 5 metros de altura, mas os paredões do Poção chegam a até 10 metros (notícia boa para os radicais que decidem pular), e essa altura se une com a profundidade para fazer que os corajosos caiam, no mínimo, 12 metros para baixo. É um baita pulo! Cuidado com as pedras ao fundo da água.

Cachoeira do Poção

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Fernando Roberto

O acesso ao Poção é tão fácil que nem parece trilha. A presença de um caminho amplo com poucos obstáculos facilita muito, mas cuidado com pedras soltas e escorregadias. O início do trajeto fica logo após o ponto final do ônibus Córrego Grande, na subida da rua Sebastião Laurentino da Silva, onde um caminho para o Poção surge à direita. Numa trilha aberta, é possível conhecer de pertinho a mata atlântica do Córrego Grande. A trilha acaba no Poção mesmo, então nem tente continuar a rota ou inventar novas, até porque você pode se perder em meio à mata ou acabar dando de cara em teias de aranha (animais que habitam o local mas não ameaçam os humanos, fique tranquilo e não mate a vida nativa). Eaí, leitor! Conseguimos te ajudar a decidir uma cachoeira para conhecer? Recomendaria alguma trilha que não colocamos no post? Fale conosco!

Mantenha-se informado sobre Florianópolis e Santa Catarina. Siga nosso Instagram! instagram.com/auxiliadorasantacatarina

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page