Localizado logo ao lado de Canasvieiras e Ponta de Canas, Cachoeira do Bom Jesus é um bairro conhecido por ser uma opção calma em meio ao paraíso turístico que é o norte de Florianópolis. Sem receber tantos turistas quanto as praias vizinhas, o bairro recebeu esse nome na década de 60, devido a presença da Igreja consagrada ao Bom Senhor Jesus e da charmosa cachoeira que ali estavam.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
Com a sua história e desenvolvimento fortemente ligados à Canasvieiras, o início da Cachoeira do Bom Jesus foi dado pelos agricultores e pescadores, que ocuparam a região e produziam para a sobrevivência, comercializando o excedente nos bairros vizinhos e no Centro de Florianópolis.
Vendendo produtos como mandioca, cana, cebola, arroz e café, os trabalhadores que ocupavam a região logo configuraram a paisagem do bairro como uma paisagem residencial, sem atrair movimento turístico e mantendo sua calma unida com beleza natural.
A partir da década de 70, com o turismo aflorando nos bairros de Canasvieiras e Jurerê e com cada vez mais melhorias da Rodovia SC-401, os olhos da Prefeitura e dos visitantes de Floripa se voltaram cada vez mais para as belezas da Cachoeira do Bom Jesus, que logo passou a receber investimentos e novas infraestruturas.
Esses investimentos, em maior parte realizados pela área da construção civil, passaram a formar infraestrutura turística e habitacional na região, com o loteamento das planícies onde seria possível construir e novos comércios e lazeres surgindo em torno da praia.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
Nos dias de hoje, o bairro mantém uma densidade populacional ainda considerada baixa, devido a dificuldade de ocupação do território (formado em maior parte por morros e costões). De acordo com o Diagnóstico Preliminar da Prefeitura de Florianópolis apresentado na Revisão do Plano Diretor, poucas regiões do bairro ultrapassam os 40 hab/km², sendo essas regiões maioritariamente condomínios e loteamentos multifamiliares. Num geral, a ocupação do território é bem distribuída, da mesma forma que a renda. Variando de 3 salários mínimos até 14 salários mínimos, a Cachoeira do Bom Jesus é um bairro democrático, com faixa etária dominante entre os 25 e 40 anos de idade.
A Praia da Cachoeira do Bom Jesus:
Considerada uma Praia Rasa e apresentando baixas ondulações, o mar da Cachoeira do Bom Jesus é em maior parte de águas quentes, características comuns da configuração de Baía. Com uma extensa faixa de areia que não possui nenhum "acidente" ou obstáculo, a fronteira com Canasvieiras se dá pela Foz do Rio do Braz, e a fronteira com Ponta das Canas não é estabelecida. Com boa infraestrutura beira mar e menos movimento, a praia atrai bastantes famílias e turistas que buscam "fugir" do badalado bairro de Canasvieiras.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
Eaí, você já sabia tudo isso sobre a Cachoeira do Bom Jesus? Conheça os empreendimentos mais procurados desse lindo bairro no norte da ilha!
Conheça nossos imóveis prontos na Cachoeira do Bom Jesus clicando aqui, e para conferir os imóveis em construção clique aqui.
Mantenha-se atualizado sobre Florianópolis e Santa Catarina. Nos siga no Instagram!
Fontes:
Comments