A nova avenida Beira Mar de Barreiros que ligará São José e Florianópolis é desejo há gerações e foco de debates e projetos desde 2021, e agora está mais perto de acontecer do que nunca.
Prefeito Orvino e equipe apresentando o projeto para empresários de São José Foto: Reprodução/ PMSJ
Nos capítulos anteriores...
Ainda em Junho, no dia 15, uma vistoria foi realizada pelo prefeito, Orvino Coelho, ao lado de uma comitiva de secretários municipais e técnicos do FONPLATA, e tinha como objetivo identificar aspectos socioambientais, mapear as áreas de intervenção e analisar os impactos diretos na área, levando em conta as comunidades e residências ali situadas.
Após uma reunião feita na terça-feira (20/06) que contou com a presença de órgãos públicos e ambientais (sendo eles a Secretaria de Infraestrutura do Estado, secretários municipais, a Secretaria de Planejamento, a presidente do IMASC e a superintendente da FMADS), o prefeito Orvino Coelho disse "Estamos confiantes na parceria com o governo estadual e no engajamento dos diversos órgãos envolvidos. Essa iniciativa demonstra o esforço conjunto em atender às necessidades da população”.
Segundo a superintendente do FMADS (Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Gabriela Brasil dos Anjos, a atuação do FONPLATA como banco da operação é de suma importância, dado que o banco sempre prioriza o estudo de impactos ambientais. “Essa parceria garante a contratação de estudos de alta qualidade, que serão essenciais para assegurar a mitigação dos impactos ambientais decorrentes da obra” disse a bióloga.
Prefeito Orvino e técnicos do Fonplata visitando Barreiros em 15 de Junho de 2023 Foto: Reprodução/ PMSJ
Atualidade
Atualmente, o prefeito de São José exala tranquilidade e a prefeitura de São José reitera que as licenças ambientais são questão de tempo. O projeto oficial trouxe uma enorme rede de drenagem como a forma mais eficaz de evitar problemas relacionados ao mar e seus agitos. Enquanto analisa o projeto oficial para definir a Licença Ambiental Provisória, o IMA ainda realizará duas audiências públicas antes da conclusão definitiva. Agora, após a aprovação na Câmara dos Vereadores e a sanção do projeto autorizativo pelo prefeito Orvino, basta que IMA libere a LAP e o executivo contrate a operação de crédito do Fonplata. A previsão é de que a conclusão definitiva aconteça no primeiro semestre de 2024.
Apresentação do projeto de drenagem aos empresários de São José Foto: Reprodução/ PMSJ
A obra significa uma integração e uma melhoria na mobilidade urbana, não só de São José como da Grande Florianópolis no geral. Unindo a BR-101 diretamente à Beira Mar Continental, a Beira Mar de Barreiros trará não só uma nova integração regional, mas também uma nova realidade para o bairro, segundo o prefeito. De acordo com Orvino, o bairro Barreiros atualmente está de “costas para o mar”, e a obra trará uma nova realidade, favorecendo todo o desenvolvimento econômico na região com as novas opções de lazer e investimentos que surgirão na região.
O projeto oficial entregue pela PROSUL contou inclusive com estudo de tráfego urbano, e sua implantação trará pistas de rolamento, área de lazer, ciclovias, passeios e estacionamentos. O projeto terá pouco mais de 8km de extensão, sendo 4,5km em território florianopolitano e 3,7km em território josefense.
Prefeito Orvino Coelho na reunião do dia 6 de Dezembro de 2023 Foto: Reprodução/ PMSJ
Junto com todos os investimentos em infraestrutura e dinamismo por parte da prefeitura de Florianópolis, a prefeitura de São José agora inicia a fase final de uma obra que é sonho da população há décadas (e sonho do prefeito Orvino desde que ele era vereador).
Comments