Emancipada como município em 1963 e ocupada no século 18 graças à abundância de baleias naquela parcela do Atlântico, o município litorâneo - que teve "Balneário" adicionado ao seu nome em 2005 - é considerado um dos balneários mais bonitos da costa leste de Santa Catarina, e possui um desenvolvimento diretamente ligado ao passado indígena e açoriano do território. Vem com a gente saber a história e o crescimento de Balneário Piçarras!
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
Os dias de hoje Situada entre os principais polos de crescimento econômico de Santa Catarina e com uma paisagem digna de filme, a cidade de Balneário Piçarras é uma das poucas cidades do estado que consegue trazer relevância econômica e turística mesmo com uma população de menos de 30 mil habitantes. Com um PIB de aproximadamente R$ 1,5 Bi e apresentando um mercado amplo para a construção civil e para o mercado imobiliário, é considerada "praia de elite" e ganha alto movimento durante a alta temporada junto com a sua vizinha Penha.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
Após adicionar "Balneário" no seu nome em 2005, a cidade de Piçarras passou a ter mais olhos do turismo, mas quem vê hoje em dia não imagina o quão simples o município já foi. Escondendo um passado humilde (em breve iremos te contar tudo aqui nesse post!), o município cresce com estabilidade, e viu seu PIB ter um grande salto entre 2010 e 2020. As praias que mais ficam movimentadas durante a alta temporada de Balneário Piçarras são a Praia de Piçarras (a praia central da cidade), a Praia das Palmeiras (uma opção mais calma e pacata para se conectar com a natureza) e a Praia do Jaques (pico favorito dos surfistas, mais afastado e movimentado, com altas ondas e uma linda vista).
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
O passado e a história Chamada de "capital brasileira do jet-ski" a partir do ano de 2001 e sendo a casa do maior museu oceanográfico da América Latina, a popularidade de Balneário Piçarras esconde um humilde passado: quando o município começou a se formar, apenas 18 pescadores portugueses se fixaram no território. Vindos de São Francisco do Sul, os exploradores ali ficaram e passaram a viver da pesca predativa e da caça de baleias, que se tornou a principal forma de crescimento econômico do município. Em 1777, foi criada a Armação de Itapocorói, que carregava nome indígena e posteriormente passou a carregar também a economia da Penha e de Piçarras através da comercialização do óleo de baleia. O nome original, Piçarras, veio por conta da abundância de rochas de argila no solo e no subsolo da região, chamado de "piçarro".
Foto: Reprodução/ https://rafaelcassio.com.br/blog/dicas-de-picarras/historia-de-balneario-picarras/
Com o crescimento econômico, a visita de exploradores vindos de São Francisco do Sul e do Rio de Janeiro se tornou constante. Vendo o crescimento econômico e o desenvolvimento da região, muitos deles decidiram trazer suas famílias para se estabelecer em Balneário Piçarras. Posteriormente, um grande número de paulistas também se moveu para a crescente freguesia.
Foto: Reprodução/ https://rafaelcassio.com.br/blog/dicas-de-picarras/historia-de-balneario-picarras/
Após a emancipação política tardia de Penha para se tornar município, no ano de 1958 a população e os políticos de Piçarras decidiram acompanhar o movimento, resultando na emancipação de Piçarras em 1963. Mesmo com o fim das atividades baleeiras, Piçarras manteve sua estrutura comercial, agricultora e extrativista durante dois séculos, provendo mais desenvolvimento para outros comércios da região, para a agropecuária e para a pesca - típicas da cultura açoriana.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
Tornando-se uma cidade calma, com oceano de sobra e carinhosamente apelidada de "namoradinha do Atlântico", Balneário Piçarras se tornou um destino ímpar para quem deseja calmaria e proximidade com a praia, com uma rica história de ocupação que mantém suas características até hoje: é possível perceber um grande distanciamento entre as contruções balnerárias de Piçarras, e isso teve origem lá atrás, quando os terrenos foram loteados pelos primeiros colonizadores, enquanto a parcela mais afastada do mar manteve durante muiutos anos a parcela verde do território, com abundantes florestas - característica que antigamente serviu para "conter" os indígenas respeitando o espaço da mata.
Foto: Reprodução/ https://clubecandeias.com/conteudo/por-que-vale-a-pena-conhecer-picarras/
Eaí, você já sabia tudo isso sobre Balneário Piçarras? Já teve a oportunidade de conhecer suas lindas praias? Conta pra gente!
Mantenha-se informado sobre Santa Catarina. Siga nosso Instagram! instagram.com/auxiliadorasantacatarina
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Balne%C3%A1rio_Pi%C3%A7arras https://servicos.picarras.sc.gov.br/pagina-698/#:~:text=O%20nome%20Balne%C3%A1rio%20Pi%C3%A7arras%20vem,em%20S%C3%A3o%20Francisco%20do%20Sul. https://rafaelcassio.com.br/blog/dicas-de-picarras/historia-de-balneario-picarras/ https://www.picarrasimoveis.com.br/pagina/a-historia-de-balneario-picarras https://balneariopicarras.atende.net/cidadao https://www.habithar.com.br/post/valorize_os_seus_negocios https://jornaljc.com.br/geral/2023/urbanizacao-da-orla-norte-de-balneario-picarras-sera-no-estilo-parque-linear/ https://www.caravela.info/regional/balne%C3%A1rio-pi%C3%A7arras---sc#:~:text=Caracter%C3%ADsticas%20Econ%C3%B4micas,s%C3%A3o%20os%20pontos%20de%20aten%C3%A7%C3%A3o.
Commenti