top of page

A história do bairro Coqueiros e o seu passado turístico

Considerado um dos principais bairros da Florianópolis Continental, Coqueiros nos dias de hoje é um dos bairros mais procurados para quem deseja morar com segurança, infraestrutura urbana e mobilidade urbana de sobra. Mesmo que hoje ele faça parte do território Floripa, Coqueiros já foi um bairro anexado à São José, e poucos sabem disso. Inclusive, é comum ouvir histórias dos mais velhos que contam sobre as praias que ficavam ali e o passado festeiro do local! Você conhece o passado de Coqueiros? Sabe como o bairro cresceu e se desenvolveu tanto? Vem que a gente te conta!


bairro coqueiros

Foto: Reprodução/ https://redeinovacao.floripa.br/centros/soho/


Batizado de Coqueiros graças à abundante presença de coqueiros e palmeiras na região, o bairro foi anexado ao território de Floripa no ano de 1943 e conta com uma posição privilegiada ao lado de seus 'irmãos' Itaguaçu e Estreito. Dispondo de uma proximidade ímpar do Centro de Florianópolis (4km) e em meio aos bairros mais desenvolvidos do continente (Capoeiras, Campinas, Kobrasol e Barreiros), o bairro de Coqueiros dos dias de hoje esconde muita história debaixo de sua variedade comercial e residencial: o bairro já foi praiano e festeiro!

Praia Clube 👇

praia clube de coqueiros antigamente

Foto: Reprodução/ ndmais.com.br/turismo/coqueiros-a-origem-do-charme-esta-na-sua-historia// Arquivo pessoal


O crescimento de Coqueiros começou enquanto ele ainda era anexado à São José, em meados de 1920. Ganhando popularidade principalmente pela sua balneabilidade, Coqueiros começou a receber atenção da população que morava na região central de Florianópolis e São José por suas águas limpas e praias singelas que ficavam de frente para a ilha de Florianópolis. Foi após ser anexado à Floripa que suas praias receberam nomes: a Praia da Saudade, a Praia do Meio e a Praia do Castelinho. Com essa atenção crescente e agora anexado à capital, a Prefeitura de Florianópolis começou uma série de investimentos em infraestrutura, acompanhada de investimentos dos pequenos e grandes empresários que começaram estabelecer seus comércios e serviços na região. Até mesmo beach clubs ficavam ali! No seu auge como point de festas, nas décadas de 60, 70 e 80, o Praia Clube era badaladíssimo, ao lado do Bar Tritão e da Boate Capelinha.                                         Bar Tritão na década de 70 na Praia da Saudade 👇

praia da saudade coqueiros

Foto: Reprodução/ folhadecoqueiros.com.br/ José Rui Soares


Nos dias de hoje, é um dos destinos mais procurados por quem deseja morar bem, dispondo de centro de saúde, diversos supermercados, batalhão de polícia, centro da Guarda Municipal, faculdades, escolas, opções de lazer ao ar livre, restaurantes... Tudo que você pode imaginar. E por falar em lazer ao ar livre e restaurantes, existem dois lugares que você não pode deixar de visitar no bairro: o Parque de Coqueiros e a Via Gastronômica.

Seja para fazer um harmonioso piquenique ou para conhecer o melhor da culinária manezinha, passar um dia em Coqueiros é um passeio muito válido (mesmo que as praias não sejam mais balneáveis como antigamente).


via gastronômica de coqueiros

Foto: Reprodução/ facebook.com/siteviagastronomicacoqueiros/


A Via Gastronômica fica ao longo da Rua Desembargador Pedro Silva, e ali você encontra desde hambúrgueres e botecos até culinária açoriana e refinada. Destaque para o Recanto das Pedras e para o Rancho Açoriano, dois tradicionais restaurantes com uma linda vista da orla de Coqueiros e com uma deliciosa culinária manezinha.


parque de coqueiros

Foto: Reprodução/ nsctotal.com.br/ PMF/ Lêo Russo


Já o Parque de Coqueiros, revitalizado recentemente e com novas infraestruturas de lazer, é um local perfeito para quem deseja passar o pôr do sol em família e ao ar livre. Com pista de caminhada, quadra de grama sintética, campo de futebol, playground, quadra de basquete e equipamentos de exercício, o Parque de Coqueiros é ideal pra todo mundo se divertir, até os 'doguinhos' têm seu espaço próprio! Ele fica na Av. Engenheiro Max de Souza, acima da Via Gastronômica e logo abaixo do IFSC Continente.


via gastronômica de coqueiros

Foto: Reprodução/ kabral.com.br


Eaí, você já sabia tudo isso sobre o passado do bairro Coqueiros? Já teve a oportunidade de conhecer a Via Gastronômica ou o Parque após a sua revitalização? Conta pra gente!


Mantenha-se informado sobre Floripa e Santa Catarina. Siga nosso Instagram!







Fontes:

  • https://ndmais.com.br/turismo/coqueiros-a-origem-do-charme-esta-na-sua-historia/

  • https://guiafloripa.com.br/cidade/bairros/coqueiros

  • http://www.guiadepraias.com.br/praia.php?id=1012

  • https://www.brognoli.com.br/blog/www-brognoli-com-br-coqueiros-guia-completo-para-conhecer-o-bairro/

  • https://luxuryhomefloripa.com.br/coqueiros-um-bairro-encantador-de-florianopolis/

  • https://folhadecoqueiros.com.br/o-dono-da-noite-cesar-avila-fez-sucesso-com-a-abertura-do-tritao-e-capelinha-em-coqueiros/

  • https://www.nsctotal.com.br/noticias/fotos-veja-como-ficou-a-revitalizacao-do-parque-de-coqueiros


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page