Chamando atenção com sua beleza e sua abundância de tradições alemãs, a Capital Brasileira da Cerveja começou a sua história em 1850, e hoje se tornou um destinos catarinenses mais importantes para a economia e para a memória histórica do Estado. Vem com a gente saber tudo sobre Blumenau!
Foto: Reprodução/ https://www.kayak.com.br/Blumenau.41485.guide
O início de tudo 🔎
O início de Blumenau se deu no Período Imperial do Brasil, quando o filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do Governo Provincial uma área de duas léguas (aproximadamente 10km), com objetivo de iniciar a ocupação agrícola da área e a colonização da região. Partindo da Alemanha, Hermann chegou em terras brasileiras no dia 2 de setembro daquele mesmo ano, acompanhado de outros 16 alemães.
Na época, a região de Blumenau era habitada pelas etnias indígenas dos Kaigangs e dos Xoklengs (também denominados Botocudos) e, mesmo antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia famílias estabelecidas na região de Belchior, nas margens do ribeirão Garcia e do rio Itajaí-Açú. Com produção inicialmente agrícola e posteriormente agropecuária, a economia inicial de Blumenau foi à base de frutas e mandioca e se remodelando para a criação de gado, porcos e iniciando outros plantios como o tabaco e o algodão (pioneiros da indústria tabagista e têxtil no Sul do Brasil).
Foto: Reprodução/ omunicipioblumenau.com.br
A colônia do Dr. Hermann começou a se popularizar na Alemanha, e cada vez mais famílias vinham para o Novo Mundo tendo a cidade de Blumenau como destino. Com o crescimento exponencial e revelando sua relevância econômica, a região foi elevada à categoria de Município em Fevereiro de 1880, e passou a receber cada vez mais imigrantes italianos, poloneses e portugueses. Inevitavelmente, a hegemonia cultural foi a alemã, fazendo com que muitos hábitos e culturas dos colonizadores alemães fossem incorporados pelas famílias de outras descendências. Mesmo sendo elevada à município em Fevereiro de 1880, no mês de Outubro daquele mesmo ano uma enorme enchente atingiu a região e fez com que as pontes e estradas fossem fortemente danificadas, atrasando a instalação oficial como Município e da Câmara Municipal para o ano de 1883.
O desenvolvimento da microrregião de Blumenau e a posterior separação do território foram de suma importância não só para a economia nacional e catarinense mas também para o surgimento de diversos municípios vizinhos como Pomerode, Rio do Sul, Gaspar e Indaial.
Mausoléu que guarda os restos mortais de Dr. Hermann Blumenau Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
A 1ª Oktoberfest de Blumenau 🍻
Por mais que hoje seja conhecida como Capital Brasileira da Cerveja e tenha a Oktoberfest mais popular do país, a cidade de Blumenau não foi a 1ª do Brasil a realizar a Oktoberfest (título que fica com a cidade de Itapiranga), mas com certeza foi a 1ª cidade a ressignificar a festa tradicional alemã.
Isso aconteceu porque, no ano de 1984, uma enorme enchente atingiu o principal rio do município, resultando na destruição de pontes, ruas, lares e afetando fortemente a economia de toda Blumenau. Foi assim que, em Outubro de 1984, a Prefeitura decidiu se unir com empresários e com os centros de cultura alemã do município para organizar a 1ª Oktoberfest de Blumenau, com objetivo de recuperar a economia e os ânimos de uma população historicamente afetada pelas enchentes.
Foto: Reprodução/ g1.com.br/ Divlugação/ Oktoberfest
Com o tempo, a Oktoberfest se tornou o principal evento da cidade graças à sua relevância econômica e ao enorme aumento do turismo cultural e histórico de Blumenau, que ganhou cada vez mais popularidade na região Sul do país e expande sua fama cada vez mais para as outras partes do país.
Blumenau hoje 📈
Nos dias de hoje, Blumenau possui enorme relevância econômica para toda Santa Catarina e é um importante eixo de produção e consumo, principalmente para a indústria têxtil regional. A cidade apresenta um crescimento populacional moderado e um crescimento produtivo incrível, mantendo seu PIB em aumento constante desde 2016 e inclusive mantendo estabilidade durante a pandemia de Covid-19. É a cidade com o maior PIB de sua região, atingindo mais de R$ 20 Bi por ano. Conheça 4 lugares para conhecer em Blumenau após a imagem!
Foto: Reprodução/ blumenauvertical.com.br/ Criador não encontrado
Eaí, você já sabia tudo isso sobre o passado de Blumenau? Faltou contar algo que você sabe e a gente não? Deixe seu comentário aqui embaixo!
Mantenha-se informado sobre Florianópolis e Santa Catarina. Siga nosso Instagram!
Fontes:
Коментарі