Que a culinária brasileira é rica, todos já sabemos! Porém, quanto mais ao sul do mapa você estiver, mais é possível perceber as influências de nossos colonizadores italianos, alemães e portugueses na nossa culinária, seja através dos assados, dos pescados ou das maravilhosas sobremesas que temos no estado. Vem com a gente pra saber 6 doces típicos de Santa Catarina!
Cueca virada
Popularizada após a chegada dos italianos ao sul do Brasil no século XIX, a Cueca Virada também é conhecida pelo nome Cavaquinho. O doce consiste em uma massa feita de farinha de trigo, ovos e leite, que é frita em óleo e depois polvilhada em uma mistura de açúcar e canela. É um dos doces mais populares daqui, e por mais que tenhamos o costume de fazer a massa 'fofinha', a origem da Cueca Virada era mais crocante, com uma massa mais fina que endurecia quando era frita. Confira a receita depois da imagem!
Clique na imagem para conferir o vídeo de Diego Assalve! Foto: Reprodução/ youtube.com/@ReceitasdePai
Clique na imagem para conferir a receita de Gilda Ferreira Machado! Foto: Reprodução/ tudogostoso.com.br
Cuca (bolo de tabuleiro)
Tradicional das regiões interioranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a Cuca veio junto com os imigrantes alemães que colonizaram o interior do sul do Brasil. A Cuca tem origem no doce alemão Streuselkuchen, e consiste na mesma receita: farinha de trigo, manteiga e ovos. Porém, os dois doces se diferenciam na cobertura: enquanto o Streuselkuchen possui cobertura de manteiga, farinha e açúcar, a cobertura da Cuca brasileira é feita apenas com açúcar. E é uma delícia!
Além de modificar a cobertura, os colonos do sul do Brasil inovaram bastante nos sabores, e hoje é possível encontrar receitas de Cuca de banana, Cuca de uva, Cuca de doce de leite... São muitos sabores para você descobrir!
Clique na imagem para ver o Wesley preparando uma Cuca de doce de leite e canela! Foto: Reprodução/ youtube.com/@Receitasqueamo
Clique na imagem para ver a receita de Cuca de doce de leite da Aline Ribeiro! Foto: Reprodução/ tudogostoso.com.br
Ambrosia
Trazida ao sul do Brasil pelos colonizadores da Península Hispânica (portugueses e espanhóis), a Ambrosia é um doce que consiste em leite, ovos, açúcar e canela. Acredita-se que o nome da Ambrosia tem origem na mitologia grega, nas lendas acerca do Manjar dos Deuses do Olimpo. Independente da origem do nome, o doce realmente é dos deuses, com um sabor único e viciante. Confira a receita logo após a imagem!
Clique na imagem para conferir a receita de Lívia Minuzzi! Foto: Reprodução/ www.delirec.com/pt/ Lívia Minuzzi
Clique na imagem para conferir a receita de Daiane! Foto: Reprodução/ tudogostoso.com.br
Apfelstrudel
Com origem em Viena, na Áustria, o Apfelstrudel (ou simplesmente Strudel de maçã) consiste num "enroladinho" de massa de Strudel com recheio de pedaços de maçã. Foi trazido pelos imigrantes austríacos e alemães durante a colonização européia. É uma receita um pouco mais complexa do que as outras, mas é uma delícia que vale 100% a pena de ser feita! Confira a receita logo após a imagem.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
Clique na imagem para conferir a receita de Aline Rodrigues! Foto: Reprodução/ cybercook.com.br
Sagu de vinho
Trazido pelos colonizadores alemães e italianos do norte da Itália, o Sagu tem uma origem bem mais distante do que a Europa ou o Brasil: ele surgiu na Ásia. Originalmente feito com as bolinhas extraídas do amido de saguzeiro, planta originária da Ásia, a colonização simultânea das Américas e da Ásia fez com que as bolinhas extraídas do amido de mandioca tomassem o lugar do amido de saguzeiro. Logo, os asiáticos mudaram a receita, e os colonizadores decidiram trazê-la para o sul do Brasil. É a receita mais simples da nossa lista!
Clique na imagem e confira o vídeo da Letícia! Foto: Reprodução/ youtube.com/@Leticiasweetcake
Clique na imagem para conferir a receita de Letícia Lachowicz! Foto: Reprodução/ tudogostoso.com.br
Pastel de Santa Clara
Com origem em Portugal, no Convento de Santa Clara, o Pastel de Santa Clara surgiu em meio à uma crise econômica, quando as freiras do convento citado passaram a vendê-los aos estudantes da Universidade de Coimbra, e o doce se popularizou no país todo. Foi trazido ao Brasil pelos portugueses, mas estabeleceu sua popularidade principalmente aqui, no sul do país. Confira a receita após a imagem!
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com
Clique na imagem para conferir o modo de preparo dessa delícia! Foto: Reprodução/ dmarques.adv.br
Eaí, você conhecia todas as delícias da nossa lista? Já fez alguma delas para aquele encontro de família? Cometa aqui embaixo!
Mantenha-se informado sobre Florianópolis e Santa Catarina. Siga nosso Instagram!
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cueca_virada
https://www.tudogostoso.com.br/receita/160951-cueca-virada.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cuca_(bolo)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Streuselkuchen
https://www.tudogostoso.com.br/receita/183731-cuca-rapida-de-doce-de-leite.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambrosia
https://www.tudogostoso.com.br/receita/37486-ambrosia-facil.html
https://www.delirec.com/pt/receitas-de-doces/ambrosia-uTDrPZFB3C2MJZeBapP3/liviaminuzzi
https://pt.wikipedia.org/wiki/Apfelstrudel
https://cybercook.com.br/receitas/doces/receita-de-apfelstrudel-o-classico-folhado-de-maca-106959
https://www.tudogostoso.com.br/receita/134771-sagu-de-vinho.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sagu_(sobremesa)
https://dmarques.adv.br/noticias/conheca-o-pastel-de-santa-clara-delicia-portuguesa/#:~:text=O%20pastel%20de%20Santa%20Clara%20%C3%A9%20um%20doce%20ainda%20pouco,estudantes%20da%20Universidade%20de%20Coimbra.